6 de jul de 2012

Vencedores do 2º Concurso Literário de Microcontos de Humor


Criatividade de sobra entre os vencedores do
2º Concurso Literário de Microcontos de Humor
         
O desafio de escrever um microconto com 140 caracteres (incluindo o título!) e humor de sobra rendeu à Clarice Sampaio Villac o primeiro lugar no 2° Concurso Literário de Microcontos de Humor, parte da programação do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A campineira brinca com o anonimato das redes sociais em “Off-line”, pelo qual receberá prêmio de R$ 800. A segunda colocação foi para a carioca Rita de Cássia Rocha Teixeira, com “Fome”, e a terceira, para Rui Trancoso de Abreu, de Limeira, por “Máquina do Tempo”. Segundo e terceiro lugares recebem, respectivamente, os prêmios de R$ 500 e $ 300.
 
Promovido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) por meio do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) e da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o concurso recebeu 240 inscrições de diversos estados brasileiros e três de Portugal.
 
Do Brasil, microcontos foram enviados de Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Mato Grosso,  Rio Grande do Sul,  Pernambuco, Rondônia, Sergipe, Acre, Amapá e Pará.
 
Criatividade e humor foram os critérios usados pela Comissão de Seleção e Premiação formada por Carla Ceres, Josiane Maria de Souza, Jaime Leitão, Willian Hussar e Ivana Negri para escolher os 100 melhores microcontos a serem publicados em uma coletânea e, dessa centena, os três premiados.
 
Com tema livre, as exigências foram tamanho e conteúdo humorístico. “O concurso incentiva o desenvolvimento de uma área literária ainda pouco conhecida. Além de contribuir com outro segmento artístico com o nosso já tão conhecido Salão Internacional do Humor”, afirma Dante Oliveira, do Núcleo de Projetos Educativos Culturais da Semac.
 
Além da premiação, os vencedores terão seus trabalhos divulgados no site do Salão Internacional Humor (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), nos blogs do programa de rádio Educativa nas Letras (educativanasletras.blogspot.com.br) e da Biblioteca Municipal (biblioteca.piracicaba.sp.gov.br) e no twitter (twitter.com/microcontospira).
 
A cerimônia de premiação acontecerá no anfiteatro da Biblioteca Municipal no dia 25 de agosto, às 16h, horas antes da abertura oficial do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Engenho Central.
 
1º Lugar | Off-line | Maria Clarice Sampaio Villac       
Vaidoso, vivia nas redes sociais.
Um dia, ao se buscar no Google, teve uma crise de identidade... Sem backups, acabou se deletando.
 
2º Lugar | Fome | Rita de Cássia Rocha Teixeira
Chegou cansado e faminto. Tinha olhos apenas para a geladeira, que reservava idolatrada torta. Surpresa! Gritaram farelos debochados.
 
3º Lugar | Máquina do Tempo | Rui Trancoso de Abreu
Queria voltar ao passado. Construiu a máquina; ligou e vapt. Viu-se no escuro epegajoso. Ouviu bem próximo: Cesariana?
 
SERVIÇO – Cerimônia de premiação do 2° Concurso Literário de Microcontos de Humor, sábado, 25 de agosto, às 16h, na Biblioteca Municipal (rua Saldanha Marinho, 333, Centro, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615, contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.
 
 
Assessoria de imprensa do 39º
Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009
Rodrigo Alves | rasilva@gmail.com | (19) 9147-5733