INDEPENDÊNCIA LATINO-AMERICANA EM CARTUNS

(ilustração de Julio Shimamoto)

As Guerras da independência caracterizam um processo político e militar que afetou todas as regiões situadas entre os vice-reinados da Nova Espanha e do Rio da Prata, que resultou no nascimento dos modernos estados independentes da América Latina.
Em 1808 Uruguai, Argentina e Paraguai unem-se numa Primeira Junta (a do Rio da Prata).
Em 1809 foi a vez do Alto Peru: Chuquisaca e a Junta de La Paz. As lutas se deram por dois anos no Peru, Equador, Venezuela e Colômbia. 

Libertadores como Simon Bolívar, Jose Marti, José Rondeau, José Gaspar Rodríguez de Francia
Juan Pío de Montúfar enfrentaram os exércitos espanhóis e venceram.
A Venezuela ganha a guerra contra a Espanha em abril de 1810, um ano depois é assinada sua Declaração de Independência, mas as lutas seguem pela década de 1820 com a libertação de Guatemala, República Dominica, México, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Guatemala, Honduras e El Salvador, estas no fim de 1839.
Em 7 de setembro de 1822, o Brasil se tornou independente de Portugal sob a liderança de D. Pedro I.
Estas lutas representaram um movimento de afirmação da identidade política e cultural de todos estes povos. Uma luta contra o imperialismo hispano-português que dilapidou as riquezas deste povo, hermano por natureza e pela terra que pisamos.



Participe desta nova exposição de charges, cartuns, ilustrações ou HQs enviando sua arte única no formato A3 (300 dpi, pb ou a cores). Pode ser caricatura dos líderes, flashes das batalhas ou momentos históricos em quadrinhos, humorísticos ou sérios. 

Prazo para entrega: 
30 de março de 2019. 
Enviar para
biradantas2000@yahoo.com.br
 

Esta é mais uma parceria da AQC com o Memorial da América-Latina e certamente irá contribuir para que seus visitantes entendam um pouco mais da nossa história continental, através do humor e da arte.
Bienvenidos!

Mais detalhes para pesquisa em...

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -