Quem Somos

A AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) foi criada em 1984, para reunir os profissionais da categoria, procurando defender seus interesses e abrir perspectivas para semi profissionais e incentivar os amadores a abraçar esta arte.

A motivação principal para a associação existir foi a projeto de lei do Deputado Federal Jorge Paulo (PDT) que propunha que as editoras e jornais publicassem 50 % de seu material de quadrinhos de autores nacionais.

Como os donos de editoras eram bem organizados e procuravam defender seus interesses no Congresso, os profissionais da área resolveram se juntar para defender o projeto. As reuniões eram semanais no auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e eram muito animadas e juntavam cerca de 40 quadrinhistas.

Logo se registrou a entidade em cartório, elegeu-se a primeira diretoria e começou-se a imprimir boletins e chamadas para a discussão. Como fruto disso, foi elaborado um texto mais aprimorado para o projeto e iniciamos uma tentativa de entendimento com os representantes das editoras.

Foi enviado um representante à Brasília e iniciamos contatos com outros profissionais de outros estados. Incentivamos a criação de outras associações como a pernambucana e elaboramos vários projetos coletivos; foi publicada a revista de humor “Cometa Halley” (pela editora Nova Sampa) com os associados e demais interessados de todo o Brasil; criamos a “Cartilha de Direito Autoral” (de Flávio Calazans); o Catálogo de Filiados, com uma primeira edição em 1988 e a oportuna “AQC nas Olimpíadas” (1992) com patrocínio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo.

Atuamos ativamente na greve dos funcionários da Editora Abril, fizemos o evento dos “50 Anos da Primeira Exposição Internacional de Quadrinhos” e criamos o “Prêmio Ângelo Agostini” que está na 26º edição.

Evidente que em 26 anos de história a AQC-ESP conseguiu alguns intentos e sofreu outros revezes, especialmente com o engavetamento do projeto de lei dos 50%, mas criou o sentimento de trabalho coletivo e cooperado numa categoria profissional sempre arredia a organização.

Há dois anos atrás lançamos o desafio de manter uma página da associação na internet. A página foi criada e desenhada por Marcatti, com textos de Waz e colaboração de vários quadrinhistas. O endereço tinha a proposta de divulgar as atividades e reuniões da AQC e se transformar num catálogo eletrônico dos interessados. Mas os compromissos profissionais de cada um dos envolvidos impediu a atualização freqüente e a página deixou de ser uma referência.

Assim foi resolvida a extinção da página e se criar uma ferramenta mais ágil como o blog que você está visitando. Esperamos que o blog da AQC seja um canal de comunicação eficiente e um painel dos quadrinhistas, caricaturistas e outros artistas.

A associação se reúne regularmente na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na rua General Jardim, 485, próximo ao metrô República, em São Paulo.

Olhar para trás é um exercício necessário para preparar o futuro. Assim a AQC-ESP é uma pequena forma de resistência para preservar o passado do quadrinho e da arte desenhada nacional e de projetar novas ações. O espaço é de todos os interessados e a participação é necessária!

Worney Almeida de Souza (WAZ)
Expediente do Blog:
Criação e operação: Fernando dos Santos.
Entre em contato: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP