DIA MUNDIAL DO DESENHISTA

alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5594679153434361906" />




15 de Abril
Portal do Ilustrador
http://ilustradores.ning.com/forum/topics/dia-mundial-do-desenhista
“A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci
(em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.”
A proposta do PORTAL DO ILUSTRADOR é movimentar esta data que representa um importante reconhecimento do nosso trabalho. Independente da área de atuação, traço ou estilo, queremos que o desenhista faça sua parte mostrando que este país tem muito mais profissionais, amadores e iniciantes nessa área do que se imagina.

A Proposta
Faça um encontro dos desenhistas da sua cidade no dia 15 de abril de 2011 (sexta-feira). Pode ser em um bar, restaurante, praça, casa de um amigo ou qualquer outro lugar, o importante é reunir os desenhistas (lembre-se que mais de uma pessoa já faz uma grande festa) e comemorar a data. Tirem fotos e enviem para o Portal do Ilustrador, criaremos um tópico especialmente sobre o Dia Mundial do Desenhista para divulgar todas as manifestações.
Faça também um vídeo, pode ser caseiro, queremos ouvir o que os desenhistas têm a dizer sobre a profissão. Na filmagem, responda as perguntas e declare-se:
- O que é ser desenhista para você? O que você mais aprecia na profissão?
Todos os vídeos serão postados no Portal do Ilustrador e, após o recebimento de todo o material, editaremos e faremos um “mini documentário”, que será divulgado na internet e ganhará o mundo!!!"

BLOG DO MEU AMIGO SIQUEIRA
http://siqueirarts.blogspot.com/2011/04/dia-mundial-do-desenhista.html

CAFE COM NANQUIM
http://cafecomnanquim.wordpress.com/2011/04/08/dia-mundial-do-desenhista-no-portal-do-ilustrador

BLOG DO PLEDRO LUNA NO JB
http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php

HUMBERTO PESSOA:
"Retratistas fiéis da realidade, autores de desenhos abstratos, caricaturistas, chargistas, ilustradores em geral, arquitetos, desenhistas projetistas. Não importa a especialidade, hoje o mundo homenageia esses profissionais que encantam com os seus traços. .
"Numa folha qualquer eu desenho um Sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva. E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva". Basta um lápis e uma folha de papel nas mãos de um desenhista para entender de onde veio a inspiração de Toquinho para a música 'Aquarela'. Afinal, a arte de transformar linhas, curvas, riscos e rabiscos em imagens compreensíveis (ou não, como é o caso dos desenhos abstratos), faz que o mundo comemore hoje o Dia Mundial do Desenhista.
A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci (em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade. Porém, essa manifestação estética já se expressava desde a pré-história, quando os homens a utilizavam com um contexto tribal-religioso. Nesse período acreditava-se que as imagens desenhadas nas cavernas e pedras possuiam alma própria e eram capazes de se tornarem reais, ou seja, o desenho estava mais ligado a um ritual místico do que a um meio de expressão.
Conforme os conceitos artísticos foram se separando da religião, durante a Antiguidade, o desenho foi conquistando o seu espaço e se consagrando como disciplina. Mas foi apenas com o período artístico conhecido como Renascimento que se iniciou uma preocupação com a sistematização da perspectiva. Nesse contexto o desenho se tornava elemento básico da criação artística para se obter a obra final - sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte.Além de Leonardo da Vinci, artistas como Michelângelo Buonarroti e Albrecht Dürer são importantes representantes da arte renascentista.
Parabens!"
http://www.humbertopessoa.com
http://humbertopessoa.blogspot.com

ARTLECTOS E POS-HUMANOS
De Edgar Franco
http://www.marcadefantasia.com

FIERRO NO BRASIL
http://www.zarabatana.com.br
Lançamento Fierro Brasil
Hoje, sexta, 15 Abril
19:30
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Loja das Artes
Av. Paulista 2073
Fone 11 3170-4033

BLOG DO DANILO
http://evilking.net/2011/04/14/lancamento-do-livro-fierro-brasil/
Presenças de Danilo Beyruth, Eloar Guazelli, Gustavo Duarte e do especialista em HQ argentina e autor de Bienvenido – Um passeios pelos quadrinhos argentinos, Paulo Ramos.

REVISTA O GRITO
http://www.revistaogrito.com/page/blog/2011/03/03/fierro-brasil-saira-no-final-do-mes-pela-zarabatana/
Uma das revistas de maior prestígio no universo das HQs, a argentina Fierro, terá sua versão brasileira lançada no final deste mês. A informação é do Blog dos Quadrinhos, que teve acesso ao material da primeira edição. Com lançamento da Zarabatana, a “Fierro Brasil” terá 160 páginas e formato álbum.
Participam desta edição, os brasileiros Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, Santiago, Adão Iturrusgarai, Fábio Zimbres e Eloar Guazzelli. As outras histórias serão materiais publicados nas edições argentinas desde 2006.

IMPULSO HQ
Lancamento em Brasilia foi no mes passado.
http://impulsohq.com/tag/fierro

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP