29 de abr de 2011

QUADRINHOS NO CCJ, EM SAMPA




OFICINA E PALESTRA COM BIRA DANTAS
http://escuta.estudiolivre.org/2011/04/07/programa-de-formacao-em-hq-e-zine-2/
Neste domingo (1 de maio).

Das 10h30 as 13h00, na HQteca
Oficina de caricatura, com detalhes historicos, apresentando-se varios estilos de caricatura, culminando com caricaturas feitas pelos participantes.

Das 14h30 as 16h00, no Espaco Sarau
Palestra "Quadrinhos no Brasil e na Asia - a Nova Onda e a Invasao Coreana" sobre o recente contato com artistas e agentes da Komacon, Apwinc, Topaz e River&Creek, representantes do Manhwa, quadrinho coreano. Festival de Cartoon Sicaf (Coreia do Sul) e Redman Art (China).
Isso tudo faz parte do Programa de Formacao em HQ e Zine, organizado por Gaz Andraus no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, V. Nova Cachoerinha, Sampa.
Av. Dep. Emilio Carlos, 3.641.
Fone (11) 3884.2466

O QUE FALOU CADU SIMOES
Oficina de Webcomics no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
(Postado por Cadu Simões, antes da Oficina))
http://cadusimoes.com/2011/04/oficina-de-webcomics-no-centro-cultural-da-juventude-ruth-cardoso/
"No próximo dia 14, quinta-feira, às 16h, irei ministrar uma oficina de Webcomics no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Essa oficina faz parte de uma série de atividades relacionadas a quadrinhos que está acontecendo no CCJ, e estão sendo organizadas pelo Gazy Andraus.
Como é típico na minhas oficinas de webcomics, essa também será voltada tanto aos quadrinistas iniciantes que estão começando seus primeiros quadrinhos e escolheram a Internet como porta de entrada (e aliás, não existe meio mais fácil pra começar) quanto aos profissionais que já publicam quadrinhos de forma impressa, mas gostariam de adentrar também a esse universo dos quadrinhos digitais.
Eu início a oficina dando um histórico de como houve a migração dos quadrinhos pra Internet, e também um panorama geral de como está o mercado atual de webcomics e quadrinhos digitais ( e está cada vez mais aquecido com a popularização das Tablets).
Em seguida abordo a parte da produção da webcomics em si, separando-a em três tópicos: primeiro mostrarei as principais ferramentas de publicação na Internet (também conhecidos pela sigla SGC – Sistema de Gestão de Conteúdo), desde as genéricas como o Blogger e o Tumblr, até as criadas especificamente para webcomics, como é o caso do ComicPress para o WordPress (que aliás, é o que eu uso em meus blogs).
Em segundo, falarei sobre as principais formas de divulgação de sua webcomics, seja usando sistemas pagos de propaganda na Internet, como o AdWords, seja através de um uso eficiente das redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook.
E em terceiro, abordarei como monetizar e ganhar dinheiro com sua webcomics, que pode ser feito basicamente de três modos; através de banners de propaganda como o AdSense e o boo-box; por merchandising, vendendo produtos relacionados a seus quadrinhos, como camisetas, chaveiros e canecas, em uma loja virtual disponível no próprio site de sua webcomics; ou através da venda direta de seus quadrinhos, seja a versão virtual, em tablets, celulares e demais dispositivos móveis, seja uma versão impressa dela feita em gráfica sob demanda.
Por fim, também irei abordar na minha oficina assuntos relacionados ao direito autoral, pirataria e licenças livres como a Creative Commons, que estão intimamente relacionadas a publicação de conteúdo na Internet, como é o caso das Webcomics."