LIVROS DO SCHLOESSER NA FESTCOMIX

Eduardo Schloesser. Esse nome te diz alguma coisa? Pra mim, diz muita! Desenhista meticuloso, arte-finalista esmerado, aquarelista dedicado. Temos muito em comum. O Edu nasceu em Sampa, viveu no Rio, mudou para o Nordeste. Meus pais vieram do nordeste, de terras potiguares (RN), me tiveram em Sampa e me levaram com 2 anos para o Rio.
Lá cresci vendo desenhos nos programas do Capitão Asa e Capitão Furacão; vendo seriados como Bonanza, Lone Ranger, Túnel do Tempo, National Kid, Agente 86; lendo Quadrinhos no Globinho: Asterix, Príncipe Valente, Tarzan, Mandrake, Flash Gordon, Tereré, Turma da Mônica, Disney, Turma do Pererê, Capitão Eco, Mafalda... Tenho certeza que a infância do Edu também foi assim. Um garoto rodeado de arte por todos os lados.
Poderia falar das outras influências clássicas que ele teve: Botticelli, Ingres, Degas, Manet, Doré, Eisner, Colan, Frazetta, Manara, Serpiere, Adams, Falk, Hogarth, Wrightson... mas vou me ater ao impacto que sua arte causa em mim e em outros quadrinhistas de nossa geração -sim, nasci em 1963, um ano depois do Edu- como o Laudo, outro grande artista e amigo.
Conheci o seu trabalho na edição da Via Lettera do "Zé Gatão" e de cara pensei: esse cara sabe contar uma história. Pra mim, isso é primordial numa HQ. O segundo lance mais importante é a representação gráfica do conteúdo dessa narrativa. E fiquei boquiaberto com seu estilo refinado de desenho, de nanquim e de sombreado. Zé Gatão é "o bicho"! Já falei que o Edu é o Richard Corben brasileiro: mesma entrega na narrativa gráfica, mesma paixão no desenho, mesmo conhecimento na anatomia, mesma queda pelo underground. Na verdade é muito mais. Ele é capaz de traduzir todo esse seu conhecimento -adquirido depois de décadas de afinco nos estudos- em método de ensino.
Essa capacidade o torna diferenciado em nosso meio. Esse seu jeito de socializar a informação o coloca no panteão dos grandes educadores. Somos todos autodidatas e esse nosso aprendizado foi feito "na raça". Hoje você, que tem este livro em mãos, pode se considerar um felizardo. Caras como Schloesser fizeram o caminho das pedras, e descalços!
SEUS LIVROS
Como muitos sabem, dou aula de cartum, charge e caricatura na Pandora Escola de Arte. Sempre compro livros e revistas didáticas para usar em sala de aula. Qual não foi minha surpresa, ao comprar o novo livro "Aprenda a desenhar" (editora Geek) do Eduardo Schloesser (que sempre admirei pelo alto nível artístico) nas bancas? Uma homenagem a mim! Que surpresa! E ser comparado ao Loredano, um dos mais criativos e arrojados caricaturistas que já tivemos. Uau!!!!!!! O máximo foi ter sido tudo secreto. Ou seja, se eu não tivesse comprado o livro, jamais saberia disso. Valeu, Edu! Foi um presentão!
EDU MANDA RECADO http://eduardoschloesser.blogspot.com.br/2012/04/grande-bira-dantas.html "Tive a honra e o prazer de encontrar o grande caricaturista Bira Dantas faz um pá de ano quando ainda morava em São Paulo, pra falar a verdade já estava de mudança (de novo) para Brasília. Foi na noite da pizza, ou pizzada como chamavam, não sei se este evento (parecia um evento, pelo menos) ainda acontece. O dono do lugar, fã de desenhos, hqs e caricaturas, promovia no seu estabelecimento (ficava próximo da Av. Paulista) uma noite onde vários profissionais, fanzineiros e entusiastas da nona arte, comiam pizza de graça, desenhavam num imenso mural e trocavam idéias. Nesta noite esbarrei por lá com o Marcatti, Junião, Fabio Moon (ou seria o Gabriel Bá?) Maringoni, Gual e Dani, Jotapê Martins, Cariello e muitos outros, afinal o lugar estava lotado. Revi velhos amigos e travei contato com outros tantos. Entre eles o Bira, que eu já conhecia pelas suas caricaturas.
Alguns podem até pensar que é babação da minha parte quando me refiro a determinado artista como grande, ou fabuloso, ou imbatível e outros tantos adjetivos, mas quem me conhece bem sabe que eu só uso tais predicados para quem de fato admiro, não apenas o trabalho, o talento, mas acima de tudo o caráter e a humildade. Conheço artistas com traço e criatividade de fazer inveja, mas que não valem merda. O Bira, pelos breves momentos que conheci é um destes caras sorridentes, amáveis, de bem com a vida, transbordando talento por todos os poros. Sua produção é impressionante, charges, caricaturas, hqs e o que mais vier pela frente.
( vale a pena visitar o blog dele, http://caricasdobira.blogspot.com.br/ ). Acho que ele já fez caricaturas de todos que conhece, tava faltando a minha, mas a lacuna foi competentemente preenchida, com se nota nesta postagem. Detalhe: como eu disse, ele só me viu uma vez, quase não tem foto minha circulando por aí, e ele foi brilhante ao captar meu meio sorriso de cara sem graça e braços cruzados, meio que levantando barreira entre mim e quem me observa, algo característico em pessoas inseguras e arredias. O cara é um gênio. Ele nasceu no Brasil (sorte nossa) se fosse em outro país ele teria o mesmo status de um Mort Drucker ou um Don Martin. Eu disse antes e repito: BIRA, CÊ É O CARA!"
EDU NA FESTCOMIX EM SAMPA Nos dias 19, 20 e 21 de Outubro acontecerá a 19ª edição do Fest Comix, maior evento de Quadrinhos e Mangás do Brasil, reunindo lojas e atrações do segmento com exclusividades para a edição de 2012. Realizado no Centro de Convenções São Luis, próximo à Avenida Paulista, conta com mais de 2000m² de espaço, divido entre estandistas e expositores, além da mega feira da Comix Book Shop com desconto de 20% a 80% em todos os seus produtos, inclusive lançamentos. No palco principal, atrações e concursos especiais para crianças e adultos. As crianças podem participar de várias brincadeiras valendo prêmios. Os adultos vão conferir mais uma etapa do Concurso Comics Cosplay BR, concurso para cosplayers de super-heróis, games, animes e mangás, seriados e filmes, apresentações de KPOP (Korean Pop Dance) com grupos brasileiros mostrando que sabem colocar o público para dançar! Além disso teremos dois convidados este ano: Jamie Delano e Daniel HDR. Conhecido e admirado pelos leitores da linha Vertigo, da DC Comics, o inglês Jamie Delano marcou época como o primeiro roteirista da revista Hellblazer, que trazia as aventuras macabras do bruxo e investigador sobrenatural John Constantine, um dos personagens favoritos dos leitores de quadrinhos adultos e de terror. Agora, os fãs brasileiros do roteirista terão a chance de conhecê-lo pessoalmente. Delano vem ao Brasil a convite da Comix Book Shop e da Gal Editora para o lançamento de seu álbum em quadrinhos Nação Fora da Lei: Sangue entre Irmãos, que ocorrerá durante o evento FestComix, em 19, 20 e 21 de outubro em São Paulo. http://www.ambrosia.com.br/2012/10/05/19a-fest-comix/ Você pode comprar toda série de livros de desenho na FestComix que acontece neste fim de semana no Colégio São Luis, em Sampa. http://comix.com.br/blog/?p=14165 E se você ficou curioso, corra pro Blog dele e veja seus excelentes trabalhos: http://eduardoschloesser.blogspot.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP