14 de jan de 2014

ABERTA A VOTAÇÃO DO TROFÉU ANGELO AGOSTINI

A próxima entrega do Troféu Angelo Agostini, para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, será no dia 01 de fevereiro de 2014, a partir das 13h00, na Biblioteca do Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda - São Paulo).

:: PARA VOTAR NO 30º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI - CLIQUE AQUI ::

A votação é valida até o dia 20 de janeiro de 2014

:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

 CRITÉRIOS
A votação será aberta a todo mundo em breve. Pode votar quadrinhista (profissional ou amador), estudioso, colecionador, aficcionado pelo quadrinho nacional e leitores de gibis ou tiras de jornais. Basta preencher a cédula eletrônica (como no ano passado) que entrará no Blog na segunda quinzena de dezembro e enviar até a primeira semana de janeiro. Feita a apuração, os vitoriosos serão homenageados, com direito a debate, exposição, troféu e muita badalação. Em breve, detalhes da festa neste Blog (e nos Blogs especializados), em revistas e jornais de circulação nacional. É normal os artistas fazerem campanhas entre seus conhecidos, alunos e fãs, até porque se o artista não mostrar seu trabalho pro Brasil inteiro, não tem como ser conhecido (e votado).
Tentaremos adicionar no voto eletrônico o controle dos votantes pelo endereço IP, cadastro prévio ou número de documento. Se não for possível, o controle será como no ano passado: votos sequenciados (com intervalos curtos) serão considerados abusivos e descartados, garantindo assim uma campanha limpa. No ano passado a apuração coordenada por Fernando dos Santos foi a mais rápida da história. Depois de 1 dia inteiro de trabalho, tivemos o resultado da votação para o 29 Troféu Angelo Agostini graças aos dispositivos da cédula on-line no Blog, que certamente facilitou a votação do pessoal. Foi também a eleição com a maior participação da história do prêmio: QUASE 15 MIL VOTOS (exatos 14.937)! Prova que o pessoal estava mobilizado em suas campanhas, e que os premiados estavam bem cotados pelo público leitor de Quadrinhos e Cartuns no Brasil.
CATEGORIAS

Existem oito categorias no prêmio Ângelo Agostini:

MELHOR DESENHISTA DE 2013
MELHOR ROTEIRISTA DE 2013
MELHOR CARTUNISTA DE 2013
MELHOR LANÇAMENTO DE 2013
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE DE 2013
MELHOR FANZINE DE 2013
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
PRÊMIO (CONTRIBUIÇÃO AO QUADRINHO NACIONAL) JAYME CORTEZ :
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
Deve-se votar em QUATRO artistas que tenham se dedicado aos quadrinhos, pelo menos nos últimos vinte e cinco anos. Um Mestre não pode ganhar duas vezes. Veja a lista de todos os premiados para não votar errado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ganhadores_do_Prêmio_Angelo_Agostini
A lista de grandes profissionais que podem ser lembrados e votados para o prêmio de MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL é a seguinte:
-DÉCADA de 50: Fernando Lisboa.
-DÉCADA de 60: José Meneses, Mario Jaci, Luiz Meri, Kazuhiro, Wilson Fernandes, Manoel Ferreira, Maria das Graças Maldonado, Francisco de Assis, Nilson Azevedo, Lucaz, Edmo Rodrigues, Fernando Almeida, Edgard de Sousa, Antonio Martins, Manuel Nunes, Joseval e Clip Pop.
-DÉCADA de 70: Osvaldo Sequetin, Nelson Padrella, Wanderley Felipe, Ailton Elias, Bira Câmara, Altair Gelattti, Gustavo Machado, Antonio Cocolete, Itamar Borges, Alain Voss, Paulo Paiva Lima, Carlos Edgard Herrero, Luis Podavin, Euclides Miyaura, Eli Leon, Aparecido Norberto (DISNEY), Carlos Avalone, Sérgio Graciano (criou o cabelo do cascão-MSP), Emy T. Y Acosta (responsável pela modernização dos traços da turminha MSP), Gerson Teixeira (MSP), Flavio Almeida.
-DÉCADA DE 80: Toninho Lima, Cesar Lobo, Francisco Vilachã, Pedro Mauro Moreno, Byrata Lopes (criador do gaúcho Xirú), Santiago, Edgar Vasques, Biratan (do Pará), Paulo Branco (Campinas),Arthur Garcia, Marcatti, Paulo Borges, Aíron, Verde, Flavio Almeida, Eloyr Pacheco, Dalcio Machado.
FANZINES:
José Agenor Ferreira, Aimar Aguiar, Gutemberg.
ESTUDIOSOS:
Dagomir Marquezi, Djota Carvalho, Paulo Ramos, Valdomiro Vergueiro, Sônia Bybe Luyten, João Antonio Buhrer de Almeida, Paulo Ramos, Elídio dos Santos Neto e Sérgio Augusto.
MELHOR DESENHISTA, MELHOR ROTEIRISTA e MELHOR CARTUNISTA
Qualquer profissional ou amador que esteve em atividade durante o ano de 2011. Procure folhear revistas, consultar coleções e se informar. Não esqueça dos profissionais que desenvolvem seu trabalho nos grandes estúdios, como o de Maurício de Sousa, que têm seus nomes poucos divulgados.
MELHOR FANZINE
Título publicado durante o ano de 2011 (mesmo que exemplar único), que seja caracterizado como fanzine, ou seja, com informações, notícias, resenhas ou notas sobre quadrinhos. Não confundir com revistas em quadrinhos independentes, que podem ser votadas na categoria de Melhor Lançamento.
MELHOR LANÇAMENTO
Valem todas as publicações com produção de artistas nacionais que tiveram seu número 1, exemplar especial ou número único lançado em 2011, para o mercado brasileiro. Como a tarefa de listar todos os lançamentos era insana e deixava várias lacunas, o leitor pode consultar as postagens ao longo do ano no Blog da AQC.
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE
Lançamentos que tiveram o primeiro número, especial ou número único lançado em 2011, para o mercado brasileiro, editado pelo próprio autor ou por pequenas editoras, de baixa tiragem.
JAYME CORTEZ
Vai para quem tenha incentivado nossa arte através da divulgação, edição, promoção ou qualquer ação que tenha aberto espaço para o quadrinho nacional, também durante o ano de 2011. Evidente que possivelmente esquecemos algum artista, mas você pode nos enviar a sugestão (biradantas@globo.com), que o incluiremos na lista.
QUASE TUDO SOBRE O TROFEU ANGELO AGOSTINI
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1134708984