32º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI ACONTECERÁ NO DIA 30/01

Release Cida Cândido (*)
Prêmio homenageia os destaques do quadrinho nacional do ano de 2015 e reúne profissionais e amantes da arte sequencial para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional.
No sábado, 30 de janeiro, a partir das 13 horas, os fãs e admiradores das histórias em quadrinhos poderão acompanhar a entrega do 32º Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina, Auditório da Biblioteca Latino-americana. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença do cartunista paraguaio Roberto Goiriz, convidado especial, vendas de HQs e debates.
Além da premiação para os artistas nacionais que se destacaram em 2015 com votação aberta ao público, o evento marca a abertura da exposição “CHÁKE: Paraguai e Brasil unidos pelo Traço”, que reunirá trabalhos de artistas brasileiros e paraguaios com curadoria de Bira Dantas e de Roberto Goiriz (convidado especial), que contará sobre suas obras que retratam a história do Paraguai e sua trajetória e militância em prol dos quadrinhos no país durante o debate “Brasil e Paraguai unidos pelo traço” (15h).
Serão onze premiados em oito categorias escolhidos por meio da votação realizada entre profissionais da área, estudiosos, amadores e aficionados pelos quadrinhos nacionais para as categorias de: Melhor Desenhista; Melhor Roteirista; Melhor Cartunista; Melhor Lançamento; Melhor Lançamento Independente; Melhor Fanzine; e também os Troféus Jayme Cortez e Mestres do Quadrinho Nacional – que homenageiam artistas que tenham se dedicado aos quadrinhos há pelo menos 25 anos. A votação foi encerrada no dia 15.
Comemorado em 30 de janeiro, o “Dia do Quadrinho Nacional” foi criado em homenagem a Angelo Agostini criador da primeira História em Quadrinhos brasileira em arte sequencial e com um personagem fixo, lançada em 30 de janeiro de 1869. Para homenagear a data, a AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo) criou, em 1984, o Prêmio Angelo Agostini que visa homenagear e premiar os profissionais brasileiros da arte sequencial.
O que: 32º Premio Ângelo Agostini Quando: 30 de janeiro (sábado), das 13h as 18h Onde: Memorial da América Latina, Auditório da Biblioteca Latino-americana Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado do Metrô Barra Funda) Entrada Franca
PROGRAMAÇÃO
13h - Abertura do evento com a participação de João Batista de Andrade (Presidente do Memorial) e Prof Marília Franco (Gerente do CBEAL-Memorial) - Apresentação de Lidiany Schuede
13h - Abertura da exposição "CHÁKE! Paraguai e Brasil unidos pelo traço" – Curadoria: Roberto Goiriz e Bira Dantas.
13h - Abertura do Espaço dos Independentes e do stand da COMIX BOOK SHOP
13h30 – Os 50 anos do 1º Fanzine Brasileiro, por Gonçalo Jr. Apresentação: Gazy Andraus
14h - Debate: Novos caminhos para a HQ infantil – Por Cesar Cavelagna, Carlos Avalone e Julio Cesar Maga. Mediação: Alexandre Silva
15h - Debate: “Brasil e Paraguai unidos pelo traço”. O convidado especial, Roberto Goiriz, mostrará um painel da nova HQ paraguaia, trocando ideias e debatendo com André Toral e Eduardo Vetillo. Mediação de Nobu Chinem.
16h30 - In Memoriam (homenagem aos artistas falecidos em 2015) - Noviski (PR), Esmeraldino (AL), Paulo Hamazaki e Ismael dos Santos (SP).
16h40 - Entrega dos Troféus Angelo Agostini aos melhores de 2015.
18h – Encerramento
SOBRE ANGELO AGOSTINI
Nascido em 1843 na cidade italiana de Vercelli , Piemonte, Angelo Agostini foi o primeiro artista de quadrinhos do Brasil e um dos primeiros do mundo. Cartunista, caricaturista, ilustrador e crítico, Angelo Agostini passou sua infância e adolescência em Paris e chegou em 1859 na cidade de São Paulo. Foi o criador da primeira História em Quadrinhos brasileira em arte sequencial e com um personagem fixo, lançada em 30 de janeiro de 1869.
(*) Assessora de Imprensa especializada na área de cultura alternativa - livros; HQ; gibiterias; eventos: anime e mangá, tatuagens, feira de artes e artesanato... Contato: Fones (11)8997-4865 / 3255-8993 E-mail cida.candido@uol.com.br
http://cidacandido.blogspot.com.br/
Agradecemos especialmente ao Marcio Baraldi, o cartunista mais Rock'n Roll do Brasil, que todo ano ajuda de forma especial na produção da exposição e assessoria de imprensa. E a competente Cida Cândido, que mais uma vez nos assessora nesta etapa tão importante para qualquer evento: a divulgação e promoção.
http://www.marciobaraldi.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP