AS CHARGES DE RAUL PEDERNEIRAS EM LIVRO


A Paco Editorial está lançando o livro do professor Rogério Souza Silva, que atua na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e é doutor em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O título obra é Modernidade em desalinho: costumes, cotidiano e linguagens na obra humorística de Raul Pederneiras (1898-1936). Raul foi um dos maiores caricaturistas brasileiros do início do século XX e atuou em jornais e revistas cariocas durante décadas.

Modernidade em desalinho: costumes, cotidiano e linguagens na obra humorística de Raul Pederneiras (1898-1936)

Sinopse:
Raul Pederneiras foi identificado como um dos principais nomes brasileiros da caricatura e das artes gráficas que lhe são próximas, incluindo os quadrinhos. O rigoroso trabalho de Rogério Souza Silva acompanha exaustivamente o percurso do autor. Ao invés de um nome secundário num campo artístico considerado inferior, o que se vê nestas páginas é um multi-artista, que contribuiu largamente para a modernidade do traço caricatural entre nós. Pederneiras soube destacar-se na imprensa carioca pela ousada síntese do traço, inaugurando uma modernidade (problematizada, “em desalinho”, como o título desta obra salienta tão bem) brasileira no gênero que o diferenciava tanto do teor clássico de antecessores, caso de Angelo Agostini, quanto do viés mais descritivo ou virtuosístico do traço de seus talentosos companheiros de geração. Rogério desenvolve seu trabalho com grande competência e informação, tanto documental quanto teórica, mais brilho expositivo e analítico, convidando o leitor a pensar sobre sutis nuances de um intelectual e artista de incontáveis faces. (Marcos Silva, FFLCH-USP)
Sumário:
Capítulo 1: Raul Pederneiras e as Ruas que Levam à Modernidade; Capítulo 2: Uno e Múltiplo: Raul Pederneiras e Todas as suas “Artes”; Capítulo 3: Raul Pederneiras e os Costumes Políticos; Capítulo 4: O Tempo dos Costumes e o Tempo da Modernidade.
Características
ISBN: 9788546207497
Autor: Rogério Souza Silva
Editora: Paco Editorial
Edição: 1ª Edição
Área: História
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 592
Acabamento: Brochura 
Formato: 16x23cm
Pedidos pelo site:

Escreveu o autor Rogério Souza Silva:
"Enfim, o livro está lançado. Quero agradecer muita a Heloísa de Faria Cruz e Silvia Capanema. Duas historiadoras que me apoiaram, inspiraram com ideias, críticas e estímulos.
Os anos do doutorado na PUC-SP estão entre os melhores da minha vida. Adorei fazer esse trabalho. Foi uma aventura!!! Quero outra igual!"
Video de lançamento de Modernidade em Desalinho

https://www.youtube.com/watch?v=Uik7QrKBI-o&t=2s
A AQC está curiosíssima para conhecer este trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -