AQC E SANTOS COMIC EXPO



Os festivais, as convenções e premiações de HQ, Mangás, Animes e Cultura Geek tem aumentado ano a ano e fazem parte de um universo nerd que só se expande. Na Baixada Santista, a #SantosComicExpo (SCE) demonstra este crescimento, desde sua primeira edição, em 2013.








Nós da AQC comemoramos estes eventos com tudo que trazem, exposições, sessões de autógrafos, palestras, bancas de vendas de Quadrinhos, debates e oficinas. Tudo isso ajuda a diminuir a distância entre os autores e seus leitores e a melhorar as relações com o mercado editorial e distribuidor de publicações.
É o que tentamos fomentar em cada Troféu Angelo Agostini, em cada evento do Dia do Quadrinho Nacional, em cada edição da revista “Picles”, do livro “100 vezes AQC”, do Zine “O Sótao”, "Cartilha do Direito Autoral" (todos editados por Worney Almeida de Souza).

Recentemente um dos associados da AQC, membro da direção da AQC nos anos 1980, quadrinhista, professor e bacharel em Direito Flavio Calazans (autor da Cartilha do Direito Autoral, entre outros) entrou em conflito com os organizadores do SCE. Ele reclamava do fato de não aceitarem sua proposta de período de autógrafo, workshop ou palestra da Cartilha de Direito Autoral da AQC”.

A organização da SCE, que conta com um membro da nossa equipe, convidou os quadrinhistas Eduardo Vetillo, Alexandre Silva (para participação especial no evento) e Marco Cortez (para mesa de artistas). Henrique Heo levou a proposta de Flavio Calazans para o evento. Os organizadores consideraram que a palestra não cabia no evento devido a outras atividades já aprovadas. A esta decisão não cabe contestação, o poder de decisão é de quem organiza. Sempre. Além disso, a AQC tem relação de parceria com a SCE como na exposição Jiraya e Segundo Premio Ely Barbosa de Quadrinhos.
Flavio Calazans passou a atacar o evento e seus organizadores, chegando a enviar 59 mensagens seguidas em apenas um período do dia.
A SCE entrou em contato conosco para reclamar de suas atitudes, com mensagens em que usava o nome da AQC e diretamente ligadas ao Troféu Ângelo Agostini. Isso começou a afetar o nome da entidade, que não defende o uso de ameaças (como as abaixo) ou denúncias fantasiosas e escandalosas para se atingir objetivos pessoais...

“Cuidado com eventos de gibis em Santos! Lá tem coisas medonhas acontecendo e sendo acobertadas; com intimidação dos autores, ameaças agressivas e buylling.
“O silêncio em resposta seria por eu não ter votado na Carina Vitral do Partido Comunista? Ela foi candidata a prefeita na cidade do evento (...) há uma razão ideológica para terem me bloqueado e estarem CENSURANDO o livro da AQC?”
“Não acaba aqui!”

Queremos frisar que todo associado da AQC pode (e deve) propor temas para debate pela Associação, enviando estes temas ao colegiado e não colocar posições pessoais e unilaterais como sendo da AQC.
Várias mudanças tem sido efetivadas assim, através de críticas e sugestões debatidas e quando aprovadas, implementadas. Foi assim a implantação da cédula eletrônica para votação do Troféu Angelo Agostini, a criação de categorias como “Quadrinho virtual”, “Colorista” e a lista de indicações feita por 20 profissionais, professores e especialistas na área.

Voltamos a falar que somos eternamente gratos a Calazans por sua colaboração na construção da AQC como membro da diretoria nos anos 80, por sua carreira quadrinhística, catedrática e pela produção da Cartilha do Direito Autoral (a primeira e a nova edição ampliada). Por isso pedimos que não manche essa história! Não ideologize algo que não tem nada de ideológico, que não misture as bolas e que não ameace as pessoas que pensam diferente. Este caminho não é o certo. 

Pedimos a todos compreensão e bom senso!

Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas-ESP
TROFÉU ÂNGELO AGOSTINI


Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP