ARTIGO DO WORNEY ALMEIDA DE SOUZA

 Paixão Gay no Mundo Disney??!!!!


            Desde março do ano passado, os direitos de publicação das revistas Disney foram comprados pela editora Culturama, de Caixas do Sul (RS). Com a editoria do competente Paulo Maffia, a nova empresa rejuvenesceu os títulos, com HQs inéditas, principalmente dos estúdios italianos, mas também dinamarquesas e holandesas. São seis títulos mensais: Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey, Pateta, Aventuras Disney e Histórias Curtas. Com o mesmo tamanho dos tempos da editora Abril: 13,5 X 19,5 cm, as revistas têm 68 páginas e são coloridas. O preço de cada exemplar é R$ 6,00. As capas são os grandes destaques com mestres como Giorgio Cavazzano e as HQs tem Vicar, Marco Mazzarello e o genial Enrico Faccini.
            Também são publicadas edições especiais com capa dura e maior número de páginas: O Grande Almanaque Disney, Especial de Férias, Histórias Natalinas, Especial Histórias sobre Amizade, Donald Jovem, O Manual dos Exploradores Curiosos, Diário de Histórias do Donald e Histórias para se Apaixonar.
            Os colecionadores ficaram contentes pois a Culturama publicou ainda cinco números zero: Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey, Pateta e Aventuras Disney e caixas box diferentes ou com as revistas do mês ou com cinco números do mesmo título com adesivos de brinde.
            O mais recente mimo é uma promoção de assinaturas com as seis revistas mensais em que o leitor recebe uma carteirinha de sócio, um calendário, um brinde surpresa (o que será?) e uma edição exclusiva para assinantes de 176 pgs., comemorando os 90 anos do Mickey.
            A ambientação de cada habitante de Patópolis continua como antes: Tio Patinhas é o multimilionário avarento, Donald o eterno azarado, Gastão sortudo, Mickey aventureiro, Pateta atrapalhado e dezenas de outros atributos imutáveis que tornaram os personagens ícones da cultura pop e do mundo dos quadrinhos. Todos são parentes próximos, ninguém é casado, todos são primos ou tios e existem dois conjuntos de aventuras básicas: o mundo dos patos e o mundo do Mickey que frequentemente interagem. Outros universos também são publicados: Banzé, Madame Mim, Havita, mas em menor frequência. Só falta mesmo o Zé Carioca, que inexiste na produção europeia.
            Assim todos os argumentos das HQs são conhecidos, muitos corriqueiros e alguns até repetitivos como as roupas de marinheiro do Donald ou o surrado paletó do Patinhas, mas algumas poucas vezes algum roteirista sai do normal e surpreende.
            É o caso do dinamarquês Kai Vainiomäki que escreveu a HQ “A Poção da Paixão”, desenhada por Ronaldo Mendes e publicada no álbum Histórias para se Apaixonar, que saiu em junho de 2019, no Brasil, e dez anos antes na pátria do roteirista.
Com quatro páginas a história retoma a competição pelo amor de Margarida entre Donald e Gastão. Apesar de ser namorada “oficial” do Pato, ela sempre é cortejada pelo Gastão e as cenas ciúmes de Donald são intermináveis, mas desta vez, depois de flagrar o primo entregando flores para a amada volúvel, ele resolve comprar uma poção do amor de uma cigana. Bastava borrifar a poção no rosto da namorada que ela iria se apaixonar loucamente para primeira pessoa que vir.
            Assim nosso eterno apaixonado resolve testar antes em três pedestres e todos eles se apaixonam perdidamente pela primeira figura que passa em sua frente, até um burguês de cartola descobre seu amor por uma cachorra! Testes feitos, Donald se aproxima de Margarida que está passeando de braços dados com o Gastão, mas quando vai borrifar o misterioso perfume, um vento aparece e a essência vai na cara do primo!  O resultado é que Gastão fica apaixonado pelo Donald, declarado: “Preciso confessar meus sentimentos por você, primo!” e sai correndo atrás do azarado para lhe dar um beijo!
            A piada é muito boa, só que apresenta uma declaração de amor entre patos do mesmo sexo!  Assim propositalmente ou não o roteirista Vaniomäki talvez  tenha apresentado a primeira demonstração de amor entre homens/patos do conservador mundo “American way of life” Disney.       
            Pasmem!!!


                                                                       Worney Almeida de Souza 

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -