AQC ESP NO FESTCOMIX, NOVO LIVRO DE PAUL GRAVETT, LEWIS TRONDHEIM NA PARAIBA, OS 10 MAIS DO GRILLO


A AQC-ESP vai participar do 18° FESTCOMIX. Vamos realizar uma palestra intitulada “O Mercado atual do Quadrinho Nacional” com a participação de Fernando dos Santos e Worney Almeida de Souza e a participação especial de Rodrigo Febronio do programa Banca de Quadrinhos. O quadrinhista Bira Dantas pegou uma conjuntivite braba e nao estara' presente.
Vamos apresentar aos presentes o panorama das publicações de quadrinhos nacionais, editoras, distribuição, forma e possibilidade de publicação e distribuição.
A palestra será na sexta-feira, 14 de outubro, a partir da 16h, com entrada franca (no auditório do evento) para todos os interessados.
O 18° FESTCOMIX será realizado nos dias 14,15 e 16 de outubro
Cento de Eventos São Luiz
Rua Luiz Coelho, 323
Metrô Consolação.
Sao Paulo, SP
Participe e conheça um pouco mais a AQC-ESP e a situação do mercado de quadrinhos no Brasil.

AS 1001 HQs QUE DEVEM SER LIDAS, SEGUNDO O BRITANICO PAUL GRAVETT

(Dicas do Pedro Bouca)
hunter_bouca@yahoo.com.br
O novo livro do estudioso Paul Gravett (que dispensa apresentações)
lista as 1001 HQs que as pessoas precisam ler. O autor gentilmente
fez uma listagem por país no seu site:
http://www.paulgravett.com/index.php/1001_comics/1001_country/
A maioria são americanos, claro, como o Japão na segunda colocação,
também mais do que claro. Mas há um número expressivo de europeus -
e mesmo obras portuguesas e brasileiras (indicadas pelo Patati)!
Vale uma olhada e um debate a respeito."
BRAZIL
Monica’s Gang (1970)
My Dear Saturday (2009)
Pirates Of The Tietê & Other Barbarians (1994)
The Double Of Five (1999)

ALBUNS DE PROFISSOES EM BD
http://www.centralcomics.com/2011/10/10/humor-em-4-frentes




"Eles vão se juntar a Os Funcionários, Os Campistas e Os Solteirões
(para não falar no mais antigo Os Profs), que a Asa também andou
publicando recentemente.
Mas qual é a desse material?
São todos títulos publicados pela editora francesa Bamboo. Surgida à
pouco mais de uma década, a Bamboo teve uma ascensão meteórica graças
a esse tipo de série.
Mas quem compra isso? Os profissionais de cada área?
Não exatamente, embora esses possam comprar, geralmente são os amigos
de profissionais da área que compram... Para dar de presente!
Custando pouco mais de 10 euros, eles são baratos o bastante para
não pesar no bolso de ninguém, mas suficientemente caros para ser
vir de presente de aniversário/natal/ amigo oculto de alguém que você
não conheça bem. Exceto por sua profissão!
O fato desse tipo de publicação vender bem na França é um sinal de
que o mercado lá é maduro o bastante para um álbum de quadrinhos ser
considerado um presente aceitável para pessoas que não são
necessariamente fãs de quadrinhos. E para haver editoras capazes de
viver disso!
Duvido que esse material tenha o mesmo sucesso em Portugal, mas
ainda é um bom sinal ver isso publicado por aqui.
E, que diabos, acho que vou comprar Os Informáticos."
Hunter (Pedro Bouça)
Quem quiser acompanhar as noticias do Pedro:
http://br.groups.yahoo.com/group/EuroQuadrinhos/
Para entrar no grupo envie e-mail para
EuroQuadrinhos-subscribe@yahoogrupos.com.br
Quem quiser ler as dicas mais antigas, acesse o blog:
http://euroquadrinhos.wordpress.com
hunter_bouca@yahoo.com.br

LEWIS TRONDHEIM NO BRASIL
O quadrinista frances Lewis Trondheim estará no Brasil de 16 a 23 de outubro para participar de vários ateliês e eventos ligados ao quadrinho em João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro (Rio comicon) e Curitiba.
http://www.bibliofranca.org.br/ciclos-culturais/hqnamaison/lewis-trondheim-no-brasil/
Em João Pessoa (PB):

http://www.afjoaopessoa.com.br/spip.php?article95
"Os quadrinhos franceses se destacam por sua produção abundante, mas particularmente autoral. Em contraponto aos quadrinhos de massa, sem deixar de se enquadrar na indústria cultural, as produções do país primam pelo requinte editorial, pelo conteúdo introspectivo e pela expressão idiossincrática de seus autores, além do forte caráter experimental.
Foi com essa inquietação e espírito inovador que em 1990 fundou-se a editora independente l’Association, reunindo boa gama de jovens autores que tomavam com as próprias mãos o encargo de se editar. Dentre esses autores figuravam Lewis Trondheim, que lida até hoje no seio das publicações francesas independentes, mas não só.
Com uma obra ampla e expressiva, Lewis, que nasceu na França em 1964, publicou dezenas de álbuns solo e em parceria com diversos autores, tanto na própria editora que ajudou a criar quanto nas renomadas editoras do mercado francês, a exemplo de Delcourt, Fantagraphics, Le Lézard, Cornélius, Le Seuil, Dargaud, entre outras. Apesar do reconhecimento de sua obra e do acesso irrestrito ao mercado, Lewis e o grupo l’Association preservam a liberdade proporcionada pela edição independente, reforçando o catálogo da editora e abrindo espaço para novos autores.
A atitude de vanguarda de l’Association para os quadrinhos franceses se configura por iniciativas que passam ao largo das propostas editoriais comerciais mais ousadas. Pelo grupo independente, Lewis foi um dos criadores do selo Oubapo – l’OUvroir de BAnde dessinée POtentiel – projeto editorial que propõe a experimentação com a linguagem dos quadrinhos em formatos inusitados. Fundou ainda o selo editorial Shampooing. É diretor de texto das séries de animação “Allez raconte” e “OVNI”.
Em 2005 lhe foi conferido o título de Chevalier des Arts et Lettres (Cavaleiro das Artes e Letras) e em 2006 o Grand Prix do Festival d’Angoulême, o mais importante festival de quadrinhos da França e um dos maiores do mundo. Seu personagem “Le Fauve” foi adotado como mascote do Festival d’Angoulême.
Em sua estreia no Brasil, numa parceria da Marca de Fantasia com l’Association, e com o patrocínio da Embaixada Francesa no Rio de Janeiro, da Aliança Francesa de João Pessoa e do Mestrado em Comunicação da UFPB, Lewis nos apresenta duas séries de histórias em quadrinhos, lançadas originalmente em edições separadas, mas reunidas em álbum na edição brasileira, intitulada Gênesis Apocalípticos + Os inefáveis. São histórias de uma visão muito particular sobre o mundo e o ser humano, um trabalho de forte aspecto reflexivo que se traduz numa sutil e delicada ironia. As pequenas histórias que compõem o álbum alcançam a essência que caracteriza as obras poéticas.
As primeiras histórias de Gênesis Apocalípticos foram feitas em 88-89, publicadas como suplemento gratuito do fanzine do autor. Em seguida, foi feita uma coletânea com as HQ para presentear os assinantes de l’Association, sendo inteiramente redesenhadas. Nesta série se encontram os quadrinhos mais metafísicos de Lewis Trondheim, que aborda com humor as teorias sobre a Criação, a Evolução e o Fim do Mundo. Com Os inefáveis, Lewis apresenta histórias banais do quotidiano com homens e mulheres “batatas”, poeira, insetos, estrelas, lenços, árvore, extraterrestres. Lewis Trondheim, em fábulas curtas, explode em humor e talento. Essas HQ foram parcialmente publicadas na revista francesa Lapin, editada por l’Association.

OSCAR GRILLO INDICA OS 10 MAIS EM QUADRINHOS, CARICATURAS E CARTUNS

1) The Passport, by Saul Steimberg
http://www.cartoonbank.com/product_details.asp?mscssid=0GEVNVWUJ0TJ9HK1GHF62T0XNFNBEQP8&sitetype=1&sid=120475&did=3
2) The Half Naked Knight, by Andre Francois
3) The Human Comedy (The Verve Suite) by Pablo Picasso
4) Krazy Kat (Any book, any collection) by George Herriman
5) Popeye (Any book, any collection) by Segar
6) The Sketch Books (Any book, any collection) by Robert Crumb
7) Simplicissimus.180 satirical drawings (Mostly those by Eduard Thony and
Bruno Paul)
8) The Illusion of life by Frank Thomas and Ollie Johnstone
9) All the Mickey Mouse comics drawn by Floyd Gotfredson
10) Any book with drawings by David Levine.....
...And Achille Mauzan, Lyonel Feininger, American Film Posters of theTwenties and Thirties, Argentinian Humorous Magazines of the 1900's. 20's, 30's, 40's and 50's. Milhor Fernandez in the 50's. Jaguar in the 60's,
Ignacio Covarrubias and most important ANYTHING with the drawings by David Low.
http://okgrillo.blogspot.com
Oscar Grillo, argentino que vive em Londres, envia por e-mail diariamente a um grupo de amigos desenhos realizados con notavel criatividade e destreza.
http://grillomation.blogspot.com
Oscar Grillo Oscartoons
http://oscartoons.blogspot.com
Klacto Animations - Introducing Oscar Grillo & Ted Rockley
http://www.klacto.com/oscar.html

EXPO DO OTA EM BH

http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/27166-quadrinista-ota-inaugura-exposicao-na-galeria-de-artes-graficas-e-fotojornalismo-do-oi-futuro-em-belo-horizonte
Primeiro editor e principal colaborador da edição brasileira da revista MAD por mais de 30 anos, Ota vai mostrar em BH os originais de seus principais trabalhos de sua longa e vitoriosa carreira.
O quadrinista Ota – conhecido em todo o Brasil por sua participação na revista MAD – da qual foi editor nacional e principal colaborador durante mais de 30 anos – será o próximo artista a expor na Galeria de Artes Gráficas e Fotojornalismo do Oi Futuro em BH. A mostra EXPOTA – 40 Anos de Quadrinhos, será inaugurada no próximo dia 10 de outubro, para convidados, e aberta ao público a partir do dia 11, podendo ser visitada até o dia 6 de novembro. A entrada é franca.
Ota nasceu no Rio, em 1954, com o nome de Otacílio d’Assunção e, desde que viu o primeiro pedaço de papel na frente, nunca mais parou de rabiscar. Começou a fazer seus primeiros gibis artesanais aos seis anos de idade, e seu sonho era se tornar cartunista e fazer desenhos animados. Aos 16 já trabalhava como assistente de redação na Ebal, na época a maior editora do país. Em 1971 publicou suas primeiras tiras em jornais e não parou mais.
Em 1974, com o lançamento da revista Mad no Brasil, seu nome se firmou no cenário editorial. Ota comandou a versão brasileira da Mad durante 34 anos, até 2008, não só como editor mas como seu principal colaborador brasileiro, com os seus famosos Relatórios Ota. “Ota é um caso único nos quadrinhos brasileiros: sua obra, assim como ele próprio, detém o segredo da eterna juventude e é referência para jovens de todas as gerações”, afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de cultura do Oi Futuro.
Paralelamente a seu trabalho editorial, publicou seus quadrinhos nos maiores jornais da imprensa, como Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil, participou do Pasquim (ambas as fases) e publicou em dezenas de jornais, revistas e publicações dirigidas por todo o país, além de escrever milhares de páginas de roteiros de histórias de terror e outros personagens.
Foi um dos primeiros cartunistas a marcar sua presença na Internet. Em 2000 começou a produzir animações e lançou o curta “A Dança do Acasalamento”, que foi um dos indicados para o Grande Prêmio Cinema Brasil do ano seguinte. Criador dos Otakids, personagens do site Oi Turma, atualmente está desenvolvendo um game, o Jogo da História do Brasil para ser adotado na rede escolar. A exposição Expota – 40 anos de quadrinhos – vai mostrar um panorama dos principais momentos na carreira do quadrinista.
Às 19h30m do dia 10, Ota fará uma palestra para os fãs da arte sequencial no Multiespaço Oi Futuro, dentro do projeto Oi Futuro Cabeça.

ENCONTRO ESTUDIO ELY BARBOSA


Sabado 08/10
Das 18h00 as 21h00.
No antigo Estúdio Ely Barbosa - Atual Estúdio Plug & Play
Avenida Indianópolis, 1337, Planalto Paulista
São Paulo (São Paulo)

Eliete Barbosa e Edson Luiz Parisotto criaram este evento para Clube do Ely Barbosa.
Encontro dos ex-funcionários/colaboradores do Estúdio Ely Barbosa para relembrar tempos divertidos e contar muitas histórias!
Se tiver alguma "relíquia", por favor, leve.
Quem tiver contatos com mais pessoas que não estão nessa lista, por favor, avise.
Beijos,"
Eliete Barbosa
http://www.facebook.com/event.php?eid=248457985196061
Confirmados por enquanto:
Bira Dantas, Carlos Migliorin, Walter Vetillo, Eduardo Vetillo,Cidão, Wilson, Tomaz e Denise, Edde, Alexandre Silva, Flavio Ferb, Taô Barbosa, Eliete Barbosa, Edson Luiz Parisotto, Maria Tereza Maldonado.
Paulo Borges nao poderá vir. Falta confirmação do Mingo e do Arthur.
Mensagem direta do chileno Carlos Carcamo que criou o model sheet dos Trapalhoes:
"Oi, Birandantas. tudo bem?
Eu estou morando aqui no sul do Chile e estou fazendo charges para o journal da minha cidade(Temuco). Tambem faço caricaturas de políticos.
http://www.australtemuco.cl
Nao tenho pensado em outra viagem para lá. Tenho um filho que mora no Rio. Ele é engenheiro.
Qualquer coisa respeito ao travalho que a gente fazia com Ely, pode contar comigo.
Meu blog é:
http://carcamoluna.blogspot.com
Te agradezco la invitación, pero me encuentro en Chile.
Espero que lo pasen muy bien recordando viejos tiempos.
Envía fotos para ver si reconozco a mis ex colegas.
Un abrazo a Valezin si es que aparece por ahí. Con él
he mantenido algún contacto últimamente."
ccarcamo.cl@gmail.com
Carlos Cárcamo

OS TRAPALHOES NO UNIVERSO HQ
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/trapalhoes.cfm

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP