REUNIÃO DA AQC NO MEMORIAL DA AMERICA LATINA

Você sabia que o próximo Troféu Angelo Agostini vai acontecer no Memorial da América Latina? Isso! O Dia do Quadrinho Nacional vai ter casa nova. E uma em grande estilo. Estilo de Oscar Niemeyer! Pode espalhar...
Essa notícia nos enche de alegria. Angelo Agostini vai estar no mesmo lugar em que foi montada uma das exposições mais visitadas do Brasil, a de outro gênio da arte brasileira: Cândido Portinari (•). Que essa mudança traga muitos bons ares, expanda a notícia da comemoração do Dia 30 de Janeiro ao grande público e que possamos desenvolver muitos projetos ligados a Nona Arte com o Memorial.
O presidente João Batista de Andrade fez questão de nos conhecer. Isso é de uma delicadeza fora do comum. Mostra o artista que ele traz dentro de si, que dirigiu inúmeros filmes, entre eles o premiado "O Homem que virou suco". Logo depois de fazermos a reunião (na próxima terça, dia 11/12 as 15h00) da AQC com o João Batista e com Gonçalo Jr, presidente e diretor do Memorial, vamos sentar e dividir atribuições para o próximo Premio Angelo Agostini. Como vocês sabem, quase tudo fica nas costas do Worney, do Fernando e minhas. Precisamos de ajuda. Como a do Marcio Baraldi sempre tem dado em cada premio Angelo Agostini. Ele não aparece muito, mas ajuda uma barbaridade. Os que aparecem também são valiosos, como o Franco de Rosa no ano passado, que entregou os troféus; Jota Silvestre, que mediou o debate sobre a Lei do Quadrinho; Marcos Venceslau, que montou e apresentou os slides dos premiados e o pessoal do extinto Quarto Mundo que sempre montou banca com zines e revistas independentes, mostrando o Quadrinho brasileiro que está fora das editoras, assim como o Thiago Spyked e a turma da Editora Crás, que sempre aparece.
O próximo prêmio Angelo Agostini será no Memorial da America Latina (metrô Barra Funda, em São Paulo), graças a ajuda do jornalista Gonçalo Jr. O Memorial é um espaço cultural incrível, que sedia o Anima Mundi e sediou outros eventos ligados ao Cartum Latino-Americano. Isso deve ampliar sobremaneira o raio de alcance do Dia do Quadrinho Nacional, que nos anos anteriores aconteceu no Instituto Cervantes (outra ótima parceria que conseguimos).
O grupo que vai representar a AQC na reunião aumentou e certamente seremos vários cartunistas a conversar com o presidente do Memorial, Joao Batista, que quer nos conhecer e estreitar laços com AQC e com o mundo do Cartum e dos Quadrinhos. Por enquanto, confirmados: Worney, Bira Dantas, Fernando dos Santos, Marcos Venceslau, Franco de Rosa, Juliano Oliveira, Natalia Forcat, Anita Costa Prado, Alexandre Silva, Aparecido Fernandes Norberto, Marcatti. Ainda não confirmaram: Edson Pelicer, Maringoni, William MR Martins, Morettini, Fabio Salles... Para participar entre em contato com o Worney: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br
(*) A exposição prorrogada foi vista por mais de 120 mil pessoas e prestou homenagem aos 50 anos da morte de Candido Portinari.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP