NOVA CARTILHA DE DIREITO AUTORAL É PRESENTE DE NATAL

A AQC gostaria de informar que está em edição final um novo manual -ampliado e atualizado- do que todo quadrinhista, cartunista ou ilustrador deve saber sobre Direito Autoral. É um presente de 2016, mas só será entregue no ano que vem, como explicaremos a seguir. O responsável por reescrever este trabalho fundamental para a nossa categoria é ninguém menos que Flavio Calazans: bacharel em direito e comunicação, professor doutor, chargista, fanzineiro e quadrinhista (criador do fanzine Barata de Santos, dos álbuns A Guerra dos Golfinhos, Sumidouro, A Guerra das Ideias, Absurdo, entre muitas outras) e membro da diretoria da AQC nos anos 80.
Nesta época, a AQC publicou a revista de humor “Cometa Halley” (pela editora Nova Sampa), a “Cartilha de Direito Autoral” de Calazans com capa de Mario Mastrotti (86), o Catálogo de Filiados (88) e segundo Calazans "neste ano de 2016 passei OITO meses pesquisando e fazendo entrevistas para a SEGUNDA edição ampliada e atualizada da "Cartilha de Direito Autoral da AQC" (cuja primeira edição lancei em 1986 quando fui eleito Diretor executivo da AQC, ela foi o primeiro livro jurídico especializado em Direitos dos Quadrinhos, Caricaturas e Charges publicado no Brasil) – e vi muito absurdo no mercado de quadrinhos incluindo CRIMES previstos no Código Penal e que são frequentemente cometidos contra desenhistas principiantes e até mesmo com veteranos experientes", conclui.
Com apresentação do professor Edgard Guimarães, texto introdutório de Worney de Almeida (WAZ, membro da AQC e editor do fanzine Quadrix), o livro terá ilustrações de Bira Dantas, capa de Luigi Rocco, tabelas e desenhos de personagens citados pelo autor em mais de 110 páginas com 134.243 caracteres. Uma obra de fôlego.
Calazans explica: "desconhecer as leis e nossos direitos é o primeiro problema, como denunciar na Delegacia de Polícia ou mover processo de indenização é o segundo problema, por estas razões decidi que poderia contribuir por ser formado em Direito e acumulei experiência ao trabalhar publicando profissionalmente quadrinhos em jornas e revistas desde 1980, assim sendo, reescrevi esta cartilha que de 40 páginas na primeira versão subiu para mais de 110 páginas agora, breve a AQC deve lançar este livro, deve sair no início de 2017" e deverá ter lançamentos na Santos Comic Expo, CCXP, FIQ e outros eventos de Quadrinhos. O livro será lançado pela Criativo Editora em parceria com a AQC.
http://calazanista.blogspot.com.br/2011/08/biografia-de-flavio-calazans.html
http://www.calazans.ppg.br

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -