QUEM É CÉSAR CARRIZO?

A argentina é o país homenageado deste ano pela AQC. O curador da Mostra HHA (Historieta Histórica Argentina), que fará parte das comemorações do Dia do Quadrinho Nacional no Memorial, em S. Paulo é pintor, quadrinhista e professor na Argentina.
Professor de Quadrinhos, muralista, roteirista, ilustrador, caricaturista, artista gráfico e publicitário. Nasceu em 28 de Junho de 1974, em La Madrid, Tucumán, Argentina. Membro fundador da UNHIL (União de Quadrinhistas e Ilustradores), UC! (União de Caricaturistas) e da Fundação Artística Dibutopia. Autor do projeto “Socializar a HQ”, que leva Quadrinhos as escolas como uma valiosa ferramenta pedagógica, resgatando a cultura, história e identidade argentinas. Fundador e docente da ECAP (Escola Comunal de Arte Popular de La Madrid), coordenador do EHDE (Espaço de HQ Digital Educativa) e capacitador da Coordenação Provincial TIC (2012-2015). Assistente técnico, muralista e quadrinhista da DEJA (Direção de Jovens e Adultos do Ministério da Educação de Tucumán.
Em 2009, organizou a exposição Tintanakui em vários Museus e espaços culturais.
Desenvolve um projeto de produção e pesquisa de HQs históricas como o Combate de São Lourenço, José de San Martín e Zumbi dos Palmares. Admirador do educador brasileiro Paulo Freire, pretende quadrinizar o seu método de alfabetização, que estimula a inserção do adulto iletrado no seu contexto social e político, na sua realidade, promovendo o despertar para a cidadania plena e transformação social. Promove eventos ligados a Quadrinhos e tem viajado toda América-Latina, travando contatos com quadrinhistas de várias nacionalidades. Foi assim que conheceu Jozz e Bira Dantas. A seu ver, este convite da AQC veio facilitar a troca de informações, conhecimento artístico e fortalecimento de laços entre Brasil e Argentina.
É homônimo de César Carrizo, escritor, novelista e jornalista argentino de La Rioja, que faleceu em 1950.
CONTATO | carrizocesar@gmail.com
FACEBOOK | http://www.facebook.com/carrizocesar

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP