25 de nov de 2011

APELO DO MARCIO BARALDI


"AMIGOS E COLEGAS DE PROFISSAO,
ESSE ASSUNTO REALMENTE É FUNDAMENTAL PRA NÓS, PROFISSIONAIS DA HQ NACIONAL.
HOJE NOSSO MERCADO ESTÁ MUITO RUIM E ,CÁ COMIGO, ACREDITO QUE UM PAÍS COM 200 MILHOES DE HABITANTES PODERIA TER UM PÚBLICO CONSUMIDOR DE QUADRINHOS BRASILEIROS BEM MAIOR DO QUE OS RELES 2 MIL LEITORES QUE COMPRAM ALBUNS PATROCINADOS PELO PROAC OU COISA QUE O VALHA.
COM TODO RESPEITO E APREÇO POR TODOS AQUI, NÓS NA VERDADE JA DEVIAMOS TER DISCUTIDO SERIAMENTE ESTE ASSUNTO HA DECADAS ATRAS, MAS NAO O FIZEMOS (SATISFATORIAMENTE PELO MENOS), DEIXAMOS O TEMPO PASSAR, FICAMOS NA INDIVIDUALIDADE NOSSA DE CADA DIA E HOJE ESTAMOS TODOS NUM MOMENTO BEM RUIM PARA NOSSA PROFISSAO.TANTO É QUE A MAIORIA FINALMENTE PARECE ESTAR INTERESSADA EM DEBATER OS VELHOS PROBLEMAS ,NUM CLARO SINAL DE QUE ELES ESTAO REALMENTE INCOMODANDO.
TOMEI A LIBERDADE DE COPIAR UNS POSTS SOBRE ESTE MESMO ASSUNTO LA DO BLOG DO PAULO RAMOS E REPRODUZIR NESTE EMAIL, SOMANDO COM OS QUE JA ESTAVAM AQUI.
LENDO OS POSTS ABAIXO VCS VERAO QUE O JAL, PRESIDENTE DA ACB (ASSOCIACAO DOS CARTUNISTAS DO BRASIL) ESTEVE NUMA REUNIAO EM BRASILIA PARA DISCUTIR O FAMOSO PROJETO DE LEI DO VICENTINHO.
GOSTARIA,ENTAO, DE PEDIR AO JAL QUE TOMASSE A PALAVRA E MANTIVESSE TODO MUNDO A PAR DO QUE ROLOU NA REUNIAO E DESSE UM PANORAMA GERAL DESSES PROJETOS DE LEI PARADOS (OU CIRCULANDO) NO CONGRESSO.
MAS SUGIRO QUE O JAL CRIE UM BLOG OFICIAL DA ACB E TRANSFIRA ESSA DISCUSSAO PARA LA, POIS ESTA LISTA NAO É O VEICULO MAIS ADEQUADO PARA UMA DISCUSSAO IMPORTANTE DESSA.
POR GENTILEZA, JAL, FAÇA RAPIDAMENTE UM BLOG QUE SEJA O CANAL OFICIAL PARA UMA DISCUSSAO PERMANENTE DESSA QUESTAO E DE QUAISQUER PROBLEMAS DA CATEGORIA.
ESSE ESPAÇO OFICIAL DA ACB ESTA FAZENDO MUITA FALTA, POIS TODO MUNDO QUER INFORMAÇOES, QUER DEBATER, DISCUTIR E COMPREENDER MELHOR A SITUACAO E AS POSSIBILIDADES DE LEIS SOBRE QUADRINHOS NO BRASIL.
TODOS QUEREM DISCUTIR QUAL SERIA A MELHOR PROPOSTA, A MAIS VIAVEL NO ATUAL MOMENTO.
EU ,CÁ COMIGO, ENTENDO QUE A CATEGORIA PRECISA URGENTEMENTE TER UM SINDICATO QUE A ORGANIZE, A POLITIZE, A ESCLARECA, A UNIFIQUE.
COMO VOCE SABE , EU SOU SINDICALIZADO NOS JORNALISTAS DESDE A ADOLESCENCIA, POR ENTENDER A IMPORTANCIA DE UM SINDICATO NA VIDA DE QUALQUER PROFISSIONAL QUE SE PREZE. A ACB PRECISAVA SER MAIS FORTE, TALVEZ ELA PUDESSE ESTAR DENTRO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS, COMO UM DEPTO VOLTADO PARA OS QUADRINHISTAS, MAS COM A BOA ESTRUTURA DOS JORNALISTAS.
ENTENDO QUE ATUALMENTE AS PESSOAS MAL SABEM O QUE É E O QUE FAZ A ACB E ENTENDO QUE ELA PRECISAVA SER MAIS CONHECIDA E ATUANTE.E ENTENDO TAMBEM QUE, POLITICAMENTE FALANDO, ESTE É O MOMENTO CERTO PARA ISSO POIS O GOVERNO DILMA É TOTALMENTE FAVORAVEL A NÓS E NOSSAS NECESSIDADES PROFISSIONAIS.BEM DIFERENTE DO GOVERNO ESTADUAL QUE MENOSPREZOU PROJETOS IMPORTANTES COMO O IMAG E O MEMÓRIAS DAS ARTES GRAFICAS,ENCERRANDO-OS PRECOCEMENTE,NUM CLARO GESTO DE DESPREZO POR NOSSO TRABALHO.
Venho aqui em nome de inúmeros quadrinhistas e cartunistas e amantes de Hqs e afins pedir que Assinem esta petição com o objetivo de pressionar as autoridades para aprovarem leis de incentivo a produção de HQ no nosso país. Se concordam assinem, ajude e faça a sua parte."
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=DQB

"Pela aprovação de Leis de Incentivo e ou Cotas para produção de Quadrinhos Nacionais!"
Movimento DQB (Democracia ao Quadrinho Brasileiro)
Apoio institucional e público à arte das histórias em quadrinhos brasileira.
http://www.meuheroi.com