SEMINÁRIO MUNDIAL DA NONA ARTE, POR MARKO AJDARIC

Seminário sobre a Nona Arte organizada pelo divulgador Marko Adjaric (com várias atividades paralelas em cidades brasileiras) apresentará "autógrafos virtuais" pela primeira vez na história. Já são mais de 107 participantes (autores de Quadrinhos) do mundo inteiro.
Edição: 1 Desenvolvimento: 04-VI-2013-04-VI-2013 Localização: INTERNET, Brasil Coordenação: MARKO ADJARIC
Nascido na Sérbia, formado jornalista, dedicado ao mundo dos Cartuns, Caricaturas, Quadrinhos, Bande Dessinées, História em Quadradinhos, Fumetti, Banda Dibujada, Comics, Cartoons, Mangás e Manhwas, ele está por dentro de tudo o que rola nessa área. Este sérbio (com “B”, como ele faz questão de frisar) que mora no Brasil desde menino, é antenado com o campo cultural, popular ou erudito, no Brasil e fora daqui. É o criador da maior newsletter do mundo sobre Quadrinhos e Cartuns: Neorama dos Quadrinhos. http://www.neorama.com.br
Criou também a Mostra Mundial de Quadrinhos e agora este Seminário. Mais sobre ele aqui:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1187236285
O SEMINÁRIO
No dia 04 de Junho, a partir das 17h30, cartunistas, quadrinhistas, editores e leitores de Quadrinhos se encontrarão para debater suas produções regionais e tudo o que tem acontecido no mercado dos Quadrinhos no Brasil e no mundo. As 19h00, o programa do Marko entra no ar. Mas antes das 18h00, várias pessoas se encontrarão em locais como as Escolas Impacto Quadrinhos e HQ em Foco (SP), Sintracon (SP), PubliGibi (SP), Garagem Comics (Campinas), Casa dos Quadrinhos (BH), Bar Tutti Giorni (Porto Alegre), Livraria Do Arco da Velha (Caxias do Sul) e Gibiteca (Santos)... e vão falar de suas produções locais e sobre questões nacionais como editoras e mercado de trabalho. Logo depois, on-line, poderão trocar portfolios, ideias e contatos. Os países representados serão Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica e Peru.
Terça-feira, 4 de junho. O que deverá acontecer em todos os locais e em todas as cidades:
18h20: 5 curtísssimos vídeos Anúncio do tema do próximo filme de Cesar Cabral, cineasta do fantástico ‘Dossiê Rê Bordosa'. Apresentação de game para Facebook criado por quadrinhista brasileiro. Saudação de Jim Davis (autor do Garfield) aos brasileiros. Video sobre o melhor mangaká argentino, que está morando no Brasil. Análise do jornalista Vito Giannotti (dono da Livraria Antonio Gramsci) sobre HQ que fala do notório pensador que dá nome a livraria.
18h45: Saudação desde Tertúlia, BD de Lisboa
19h00: Debate ONLINE* sobre 'Outros Mangás'* Com Alfons Moliné -o maior conhecedor de Mangás da Iberoamerica- autor de 'O Grande Livro dos Mangás' e Alexandre Soares, o maior conhecedor brasileiro sobre Mangás da Espanha, França, Alemanha, Portugal, Brasil e Argentina.
No encerramento: lista de autógrafos virtuais para Marc Bernabé (autor de Japonês em Quadrinhos), Jordi Bayarri e Iñaket Nh (Espanha); Giuseppe Peruzzo (Itália); Nancy Peña (França); Darko Perović, Sasa Rakezic, Zoran Penevsky e Bane Kerac (Sérbia); Oscar Capristo, Andrés Accorsi e Hernan Martignone (Argentina); John A. Lent (EUA); Marcatti, Sávio Leite, Mike Deodato, Osmarco Valladão, Gian Danton, Octavio Aragão, Ignacio Noé, Eduardo Schloesser, Erico San Juan, Orlandeli, Ricardo Manhaes, Paulo Correa, Fabio Turbay, Sebastião Seabra, Daniel Esteves, Mario Cau, Antonio Eder, Ducca Rios, Flavio Luiz, Stocker, Antonio Amaral, Natalia Forcat (entre outros); que devem enviar os e-autógrafos aos compradores de seus livros a posteriori, com a sugestão de que sejam impressos em papel canson.

Marc Bernabé e Mike Deodato, apesar de não serem palestrantes, serão convidados especiais. As pessoas poderão adquirir livros seus com autógrafos virtuais (trata-se da PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA que se realiza uma sessão de autógrafos a distância).
Antes do Seminário ocorrerão atividades diferenciadas organizadas em cada espaço. EM SÃO PAULO
ESCOLA HQ EM FOCO Produção independente, com Will Sideralman e Daniel Esteves (só para alunos da escola).
*SINTRACON SP (auditório para 306 pessoas) Nona arte e relações com o mundo autoral e realidade nacional Destaques para: Franco de Rosa lançando um selo mundial de quadrinhos para tablet. Elifas Andreato, mestre da ilustração nacional, maior capista de discos do Brasil. Cesar Cabral, autor do maravilhoso filme Dossiê RêBordosa. Marcatti com todos os lançamentos da sua Editora Pro-C (nova e renovada), vai falar do novo livro da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas "100 Vezes AQC". E mais 15 artistas/escritores/pesquisadores (lista que será atualizada aos poucos), entre eles: Alex Mir Audalio Dantas (autor de livros sobre Ziraldo e Mauricio de Sousa) Eloar Guazzelli Filho Gilberto Maringoni Gilmar Jô Fevereiro José Marcio Nicolosi Junior Lopes Laudo Ferreira Junior Natalia Forcat Ricardo Soares Rodrigo Minêu ****EXPOSIÇÃO EM TAMANHO A2, integral, da HQ ‘Debret’, do Spacca (só a HQ, não os esboços e extras)
*IMPACTO QUADRINHOS E em sede nova. Artistas da casa, mais autores que publicam obras em outros países, especialmente, EUA. Exposição de 2 artes de Mike Deodato Uma mostra bem apetitosa de outra fera brasileira dos super-heróis: Roger Cruz 1 desenho exclusivo de Giusepe Camuncoli para Marko Ajdaric (de um Batman) Presenças de Julia Bax, Lilian Mitsunaga, Balão Editorial, Cassius Medauar...
*PUBLIGIBI De Daniel Vardi (que já lançou publicação em outro evento de Marko Ajdaric) Paulo Maffia, o homem dos quadrinhos Disney, pela editora Abril, que vai mostrar reproduções de brasileiros que trabalham HQs Disney para outros países. Além disso, painel com uma HQ dos Sobrinhos do Capitão, por Primaggio Mantovi.
EXCLUSIVO: Uma pequena amostra de como o mestre Primaggio Mantovi fez quadrinhos dos Sobrinhos do Capitão (cuja tradução por Marko Ajdaric, recuperou o sotaque holandês dos personagens, logo estará em formato digital).
EM CAMPINAS: GARAGEM COMICS Luis Otávio de Oliveira (da Loja Garagem Comics) vai reunir Claudio Martini (Editora Zarabatana), com quadrinhistas Bira Dantas e Caio Yo (já confirmados), alunos e leitores de Quadrinhos.
http://www.facebook.com/GaragemComics?ref=ts&fref=ts

EM BH Na Casa dos Quadrinhos com Sávio Leite e mais 3 convidados.
=================

EXTRA, EXTRA: San José da Costa Rica vai acompanhar o Seminário. Ao vivo. Por iniciativa do coletivo La Pluma Sonriente. Marko Ajdaric vai instalar sua Primeira Mostra de Quadrinhistas Brasileiros na África em 3 meses. ‘Nego’ (filme de Marko e Sávio Leite) abre a mostra de audiovisuais do mais autoral dos festivais da Nona Arte este ano: Beja (em Portugal). =================
REPERCUSSÕES INTERNACIONAIS: Itália http://www.fumettodautore.com/notizie/eventi/4324-neorama-dos-quadrinhos-i-primi-autografi-virtuali-della-storia
Espanha http://www.tebeosfera.com/obras/promociones/seminario_mundial_da_nona_arte.html
Argentina http://www.comiqueando.com.ar/agenda_argenta/una-convencion-en-la-web/
=================
QUER PARTICIPAR? http://www.facebook.com/groups/174475546046332/
Mais informações: neorama@terra.com.br
http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79?fref=ts

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -