EDRA EXONERADO, TURMA DO XAXADO, LIVRO DO ORLA, SUPER-BRAZUCAS, FOLIA DE REIS

Semana passada, diretores da AQC foram surpreendidos com a noticia do afastamento do cartunista Edra da Casa Ziraldo de Cultura, por ele fundada em Caratinga (MG) cidade natal do mestre do Quadrinho Nacional. Rapidamente dezenas de cartunistas e quadrinhistas repassaram a noticia por e-mail e facebook. A AQC se posiciona frontalmente contraria a posição arbitraria e desrespeitosa do sr. secretario de Cultura Maximiano de Figueiredo Portes. Pedimos ao prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine Gonçalves que interceda neste caso, pois extrapola o ambito municipal e toma vultos nacionais, gerando protestos e denuncias via internet e criando um imenso mal-estar que so' prejudica a imagem da propria cidade.
EDRA: http://www.facebook.com/cartunista.edra "Fui exonerado, hoje, sem nenhum comunicado prévio, da Casa Ziraldo Cultura. Espaço cultural que todos sabem, foi idealizado por mim e desde a sua criação, sob meu comando, foram realizados 14 lançamentos de livros, diversas palestras e 63 eventos dos mais diversificados segmentos. A visitação chega a média de 150 a 200 pessoas por dia atingindo todas classes sociais e faixas etárias. Tudo isso sem a menor estrutura operacional. Sem telefone, sem computador e internet. Até o ano passado só foi possível realizar todas as exposições com empréstimo dos meus biombos particulares, sem ônus. Por fim, estava em total abandono. Tenho ofícios datados de outubro do ano passado com pedidos de ebulidor de café, papel higiênico, canetas esferográficas, pó de café e sabão que não foram atendidos. Um espaço com dois pavimentos que dispunha de apenas duas pessoas trabalhando (eu e uma auxiliar). Fiz um projeto de revitalização e melhor aproveitamento de espaço a custo baixo, mas nem na pintura, após quase três anos de intensa utilização, eu fui atendido. Poderia enumerar diversas outras questões de total desprezo ao nosso trabalho e eu disponho deste dossiê. Saio tranquilo, com sensação de dever cumprido. Houve uma mudança significativa no olhar da nossa cultura. Fiz minha parcela, apesar de toda resistência e má vontade em que encontrei durante o período em que estive a frente da Casa Ziraldo. O lamentável da história, é que fui chamado ontem, pelo atual Secretário de Cultura, (achei estranho, nunca ninguém me comunicou pra nada, nem para atender minha reivindicações, nem para as festas de fim de ano daquela secretaria) para repassar os eventos que estavam agendados até o final do ano. E fui surpreendido hoje, com a porta da Casa Ziraldo Cultura fechada com uma nova fechadura e uma exposição, por mim organizada, em pleno funcionamento trancada ao público. Já estava tudo armado. Só mais tarde li no jornal sobre minha exoneração. Já passei por situações piores, não me abalo com isso. Ao longo da minha vida sempre dediquei a este ideal coletivo e tenho plena capacidade de realizar meus projetos pessoais, independente de qualquer coisa, pois o poder que Deus me deu, esta enraizado em mim e só Ele tira. Tenho dito!"
ZE ROBERTO GRAUNA http://zerobertograuna.blogspot.com.br/ "Para quem ainda acha que tratar com políticos é coisa de amador, mais uma prova de oportunismo barato atinge um dos nossos colegas mais atuantes, o Edra. Todos sabem que o projeto que gerou a Casa Ziraldo de Culturafoi idealizado por ele, desde as primeiras edições do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Hoje, assim que entrei na internet, fiquei sabendo que o secretário de cultura do município de Caratinga (pessoa que eu não sei quem é, e possivelmente nem os eleitores da cidade sabem de quem se trata) acaba de exonerar o Edra da direção da Casa Ziraldo de Cultura. Uma atitude de total desrespeito que muito se assemelha ao que aconteceu com a Zetti em Piracicaba. Que nossos coleguinhas mais atuantes fiquem de olho. Afinal, estamos em ano de eleições municipais, e quem não aceitar fazer os joguetes dessa classe descarada e covarde pode acabar como a Zetti ou como agora o nosso amigo Edra. Prestem atenção em quem vocês votam!"
FRANCISCO PUÑAL SUAREZ: SOLIDARIDAD CON EDRA Periodista, Fotógrafo e Investigador del Humor Español. Colaborador del Semanario Latino Siglo 21, de Boston, USA; del xornal gallego A Peneira Dixital; El Heraldo del Henares y Humorgrafe. "Ante la destitución arbitraria que sufre el caricaturista Edra, director del Salão Internacionalde Humor de Caratinga, quiero expresar mi más profunda protesta ante este hecho y pedir su restitución en su labor al frente de la CasaZiraldo de Cultura. La labor desarrollada por Edra todos estos años en favor del humor, la caricatura y la cultura no puede soslayarse. http://www.humorgrafe.blogspot.com.es/ ¿Y vamos a quedarnos con los brazos cruzados ante tamaña arbirtrariedad? NO, de ninguna manera. Es preciso protestar por esta acción política y sin sentido contra Edra, quien es el alma mater de la Casa Ziraldo de Cultura. Es preciso hacer una carta de protesta, por esta absurda destitución y recoger firmas de todos los caricaturistas de Brasil y del Mundo, y enviarla al alcalde la ciudad y también a la prensa. ¡Que se enteren de que no estamos de acuerdo con este acto ilógico! También es preciso, una manifestación contra esta destitución , frente a la alcaldía. ¡Qué viva el humor, la sátira y la libertad! ¡Qué viva Edra! ¡Abajo los políticos ineptos! Firmado Francisco Puñal Suárez, periodista e investigador del humor. Desde España." MAX, O ALCAIDE:
ACB E IMAG: CARTA ABERTA À PREFEITURA DE CARATINGA Ilmo. Sr. Prefeito João Bosco Pessine Gonçalves Ilmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Caratinga, João Roberto Leodoro e demais vereadores Cidadãos de Caratinga, Esta carta representa as entidades de classe abaixo assinadas, com cerca de dois mil profissionais do humor gráfico brasileiro, integrantes de veículos de comunicação da imprensa escrita, TV e Internet, editoras de livros e agências de publicidade. Aqui externamos, em carta aberta, nosso repúdio categórico à maneira pela qual o cartunista Edra, mentor e diretor da Casa Ziraldo de Cultura, foi exonerado de seu cargo pela Prefeitura de Caratinga. É inegável a competência de Edra, ao longo de sua atuação na criação e manutenção do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Um dos eventos que coloca a cidade onde Ziraldo nasceu no mapa cultural mundial. Não bastasse isso Edra lutou e idealizou a Casa Ziraldo de Cultura que já construiu uma história e faz parte da vida cultural da cidade com diversos eventos para todas as idades. Em vez de uma justa homenagem, pelo relevante trabalho prestado em nome do município de Caratinga e pelos longos anos de diálogo entre a cidade e os cartunistas, Edra foi descartado por uma decisão notadamente política. Apelamos, enfim, à sensibilidade do poder executivo e dos parlamentares. A Casa Ziraldo de Cultura não se resume a meras decisões administrativas e burocráticas. O espírito do local valoriza, acima de tudo, o livre pensar e a Arte. É assim que os cartunistas o compreendem. Fazemos um apelo ao bom senso do Sr. Prefeito, que sempre demonstrou carinho por esse trabalho. Não será em sua gestão, assim insistimos, que esse rico diálogo cultural será desprezado. Por princípio, acreditamos que o que há de mais admirável no exercício da política sempre paira acima das bandeiras e interesses partidários. É o governar pelo bem comum. Nós, cartunistas, somos justamente os maiores especialistas em traduzir, por meio de charges e cartuns, o pensamento do povo sobre tantos temas nacionais como esse. Aguardamos uma resposta, o mais breve possível, à nossa solicitação em nível nacional. Atenciosamente, ASSOCIAÇÃO DOS CARTUNISTAS DO BRASIL (ACB) JOSÉ ALBERTO LOVETRO (JAL) – presidente Acb.cartoon@yahoo.com.br INSTITUTO MEMORIAL DE ARTES GRÁFICAS DO BRASIL (IMAG) GUALBERTO COSTA – presidente hqmix@yahoo.com.br
CEDRAZ LANÇA QUADRINHOS NA BAHIA O Colégio Antônio Vieira (Vieirinha) e a Editora Cedraz convidam para o lançamento dos novos livros da Turma do Xaxado. - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA - DRAGÃO DE FOGO, DRAGÃO DE GELO Dias: 17, 18 e 19 de julho Local: Colégio Antônio Vieira (Vieirinha) Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 Salvador - Ba - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA Todos os seres vivos dependem do meio ambiente para sobreviver; da água, do ar, das plantas, dos animais e, das pessoas. Somente sabendo o quanto nós dependemos do ambiente em que vivemos é que podemos proteger e lutar contra a poluição e a destruição do nosso planeta. O livro Meio Ambiente e Cidadania é uma leitura divertida e atraente, acompanhada de reflexões e dicas para ajudar a preservar e transformar nosso planeta em um mundo melhor.. Vamos cuidar desse planeta que é a nossa casa, nossa vida, nossa sobrevivência. Temos o dever de defendê-lo e preservá-lo para as gerações presentes e futuras. O livro Meio Ambiente e Cidadania é uma publicação que se caracteriza por um forte compromisso de despertar na criança e no adolescente o dever de preservar o nosso planeta. As histórias em quadrinhos são um importante meio de comunicação e expressão que atravessa os muros das escolas, estando cada mais presente nos espaços de estudo e lazer. - DRAGÃO DE FOGO, DRAGÃO DE GELO As histórias em quadrinhos da Turma do Xaxado começaram a ser publicadas em tiras diárias nos jornais, depois saíram em livros, revistas, ganharam prêmios e foram estudadas até em universidades. Agora, a turminha mais brasileira dos quadrinhos viverá mais uma aventuras fora dos quadrinhos. DRAGÃO DE FOGO, DRAGÃO DE GELO é uma histórias para rir, vibrar, emocionar-se e até sentir medo! “Já não bastava o povo ter que lutar contra a seca no sertão, ainda tinha que se preocupar com os dois dragões que apareceram para perturbar o povo da cidade. Enquanto um cuspia fogo o outro cuspia gelo. Quando tudo parecia perdido, surgiu um menino com um livro mágico disposto a enfrentar as feras com a arma mais poderosa da humanidade: a palavra.” Dias: 17, 18 e 19 de julho Local: Colégio Antônio Vieira (Vieirinha) Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 Salvador – Ba
DICA DO ORLANDO PEDROSO "sábado de feriadão emendado. que mais que vc vai querer além de ir até a livraria da vila madalena (na fradique) a partir das 11h? super simples!" CONHEÇA O UNIVERSO DOS SUPER-HERÓIS BRASILEIROS O livro “Super Brazucas-o universo dos super-heróis brasileiros”, de autoria de Carlos Henry ,da editora Ag Books, busca mostrar o universo de ontem e hoje do gênero super-herói brasileiro. Compila as edições 0 e 1 da revista digital “Quadrinhos em Ação”, especializada no seguimento. Entrevistas e matérias sobre os super-heróis de Gedeone Malagola, Eugenio Colonnese, Emir Ribeiro, Sebastião Seabra, Lacarmélio de Souza (Celton); Gian Danton/Bené Nascimento (Joe Bennett) e Danyael Lopes; Guerreiros da Tempestade- os Quadrinhos e a produção do desenho animado; Nova e Velta, de Emir Ribeiro; Capitão 7 e Capitão Estrela- nos Quadrinhos e na TV; Família Titã,de Gian Danton e Bené Nascimento (Joe Bennett); Celton- o herói de BH; os anti-heróis da editora Júpiter II; resenhas de revistas, opinião entre os desenhistas e escritores, debatendo o gênero, ,ilustrações e muito mais...
DICA DO EUFRA: Convite para a maior Festa Popular de Cultura Tradicional da nossa Região, o “7º Encontro de Folias de Reis e Violeiros de Várzea Paulista”. Não percam!!!

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP