Personagens Secundários da Turma da Mônica

 Num universo tão grande e diferenciado como é o que foi criado por Maurício de Sousa, a quantidade de personagens e de ambientes diferentes necessita de uma quantidade considerável de personagens secundários ou de “figurantes” que contracenam nas HQs ou simplesmente componham as histórias.
Claro que, de acordo com a caracterização e a desenvoltura do personagem em “cena”, ele pode ganhar importância, como a própria Mônica que de simples coadjuvante na tira do Cebolinha, virou a estrela principal da companhia.
Interessante também como o adjetivo “personagem secundário” se transformou num mote recorrente nas HQs da Turma da Mônica, “carimbando” o personagem Xaveco, que sempre é “taxado” pelos personagens principais, como um insignificante “personagem secundário”.  Mas mesmo sendo um eterno “secundário”, Xaveco ganhou histórias próprias e até uma revista especial: ‘Turma da Mônica Extra - Xabéu e Xaveco” (maio de 2012). Seu roteiro também evoluiu para uma argumentação consistente em que seus pais são separados e o atrapalhado ex-chefe da casa tenta sempre agradar o filho, que vive com a mãe.
            
Também são “secundários”, com funções diversas nas HQs, Denise, Jeremias, Humberto, Carminha Fru Fru, Titi e uma infinidade de outros personagens. Afinal eles são necessários para que a trama das histórias possa ter múltiplas possibilidades de roteiro.
            
Mas existem os personagens que podem ter seu “minuto de glória”, numa determinada HQ ou que nunca saíram da situação de figurante. É o caso da personagem que contracena com o Cebolinha na tira acima. Publicada na página 66, ao lado do expediente, da revista “Cebolinha 221 (novembro de 2004), a tira tem o n° 8034 e deve ter sido impressa em alguns jornais pelo Brasil afora.    
            
Numa versão obesa da Mônica, a personagem aplica um “corretivo” no Cebolinha motivada pelo clássico cartaz: “Gorducha e Dentuça”.  Um bom argumento para uma boa piada.
            
Certamente a figurante dessa tira poderia ser utilizada em outras HQs e, quem sabe, até contracenar com a própria Mônica. Mas segundo as informações do estúdio MSP, a personagem foi episódica para apenas fazer uma piada, nunca foi reutilizada e nem deve ser.
              
É uma pena! A figurante teve uma boa atuação e talvez merecesse uma nova oportunidade, mas creio que ela será mais uma que ira para o limbo dos personagens esquecidos dos quadrinhos, sem nem mesmo ter um nome!

                                                          
Worney Almeida de Souza

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP