GOIRIZ CONVIDADO DE HONRA DO ANGELO AGOSTINI DESTE ANO

As 15:00 do dia 30 de janeiro de 2016, o Memorial da América Latina abrigará o debate: "Brasil e Paraguai unidos pelo traço". O convidado especial, Roberto Goiriz, mostrará um painel da nova HQ paraguaia,trocando ideias e debatendo com André Toral e Eduardo Vetillo (ambos publicaram os Quadrinhos "Adeus Chamigo Brasileiro" e "A Retirada da Laguna", sobre a Guerra do Paraguai), mediação de Nobu Chinem.
QUEM É GOIRIZ?
Entrevista traduzida de:
http://www.portalguarani.com/748_roberto_goiriz.html
Nasceu em Assunção, Paraguai, em 1961.
Iniciou sua carreira profissional no Diario ABC Color, com 16 anos, ilustrando o suplemento escolar e publicando seus primeiros trabalhos de humor gráfico.
Em 1978, ganhou o segundo lugar do Concurso Nacional de Humor Gráfico, organizado pelo diario La Tribuna. Trabalhou neste jornal, publicando desenhos e quadrinhos; depois passou para o mercado publicitário, como ilustrador. Paralelamente, expõe, coletiva ou individualmente, em varias galerias de arte e centros culturais de Assunção, e logo no Brasil e Europa.
Em 1980 cria, com Moreno e Argüello, a primeira revista de HQ do Paraguai: “Quimera”.
Em 1983 retorna aos jornais, trabalhando no Diario Ultima Hora, onde desenvolve propostas de humor, HQs e ilustrações. Cria, com Moreno e Nico, la revista de humor e quadrinhos “El Raudal”.
Em 1986 muda para São Paulo, Brasil, para colaborar com a editora Press e revistas da editora Abril, desenhando no estúdio Ely Barbosa. Regressa ao Paraguai em 1989, e volta para o meio publicitário, trabalhando para agências como Biedermann/Ogilvy & Mather (diretor de arte), Mass/Leo Burnett (diretor geral de criação) e Bilbao/Young & Rubicam, ganhando inúmeros prêmios de criatividade.
Paralelamente segue com seus projetos em Quadrinhos, com editoras como El Lector, através da qual volta a publicar El Raudal, como revista em Quadrinhos. Também publica dois livros com esse selo editorial, um de contos e um romance. Em 1991, participa da criação do primeiro curso paraguaio de Desenho Gráfico, na Universidad Católica de Asunción, onde se torna professor na Casa de Estudos, na área de Desenho e Ciências da Comunicação.
Edita novamente “El Raudal”, como semanário de humor, durante o ano de 2003, através de seu próprio selo editorial, “Tinta Paraguaya”. Membro fundador do Círculo de Creativos del Paraguay. Criador do festival de ideias, “Tatakua”, que premia a criatividade publicitária. Criador da mostra “Cháke!”, que congrega a produção paraguaia de humor gráfico e quadrinhos.
Publica o livro "Historia del Humor Gráfico en Paraguay" na Espanha, através da editoria Milenio e Universidad de Alcalá de Henares.
Atualmente, através de sua empresa Goiriz Imagen & Cía., divide seu tempo entre criações, publicidade e HQ.
Publica seus trabalhos no mercado norteamericano e italiano, através de editoras como “Arrow Publications” e “Eura Editoriale”, com roteiros de Robin Wood.
Pode-se ampliar suas informações sobre o artista na web: http://tintapy.blogspot.com ou na página http://www.goiriz.com

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP