AQC ENTREVISTA: GEUVAR OLIVEIRA SOBRE HENFIL

Esta série de entrevistas é uma iniciativa da AQC em apoio ao livro "Sick da Vida", coletânea de entrevistas do cartunista Henfil organizadas pelo quadrinhista, jornalista, escritor e biógrafo Gonçalo Silva Jr. O livro foi lançado na plataforma Catarse pela Editora Noir. Por isso, pedimos que você apoie, compartilhe e comente. https://www.catarse.me/henfil
1. Como você conheceu o trabalho do Henfil?
Conheci por meio dos jornais, em tiras!
2. Qual foi o impacto inicial?
Impacto profundo, ficava olhando aquele traço preto com pinceladas rápidas, a leveza das personagens me chamava muito a atenção.
3. O que chamou mais atenção o humor escrito, as gags visuais ou o traço?
O traço era uma simbiose do humor, incrível como as duas coisas estavam interligadas diretamente. Era uma dança do traço no papel branco. Impossível esquecer.
4. Seu trabalho teve influência direta? Se teve, em que sentido?
Não tive. Eu conheci o trabalho do Henfil já adulto e descolado no desenho. Minhas referências foram mais os desenhistas italianos, depois estadunidenses, o Henfil, era como musas inacessíveis para mim, um “poeta” no chão. Da mesma forma acompanhei o trabalho do Ziraldo e do Bira, conheci o do Bira um pouco antes com as HQs dos Trapalhões, ria demais. O traço do Henfil é único, quase uma assinatura.
5. Qual foi a impacto dos Quadrinhos e Charges do Henfil na Imprensa Sindical? E na esquerda?
Poder. Tinha um poder enorme aquela leitura de grafite em muro, algo instantâneo, o poder daquela informação... era impossível ficar alheio. Não vi na imprensa sindical, porque na época eu morava em cidade pequena e não tinha uma parada dessas. Acompanhava soltos em revistas, livros didáticos tinha bastante coisas dele. Depois que fui para a segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, passei a frequentar sindicatos e via sempre panfletos com os desenhos dele e jornais que o sindicato fazia a impressão.
6. Acompanhava as entrevistas do Henfil na Imprensa?
Acompanhei poucas, não vi ao vivo. Como falei, morava em cidade pequena na época (anos 70 e 80), mas depois passei a assistir nos vídeos da internet, para saber mais sobre ele. Teve uma na qual ele conta que foi barrado nos Estados Unidos, por acharem seus desenhos muito agressivos. Ele é muito querido no Brasil.
7. O que achou da iniciativa da Editora Noir em reunir estas entrevistas em um livro? Que efeito acha que este livro terá em você e nos demais leitores?
Isso é bacana demais, um legado desses tem que encontrar plataformas para continuar vivo. Tem um efeito agradável saber que existe essa preocupação em manter vivo o trabalho desse grande mestre.
8. Henfil era um profissional multimídia, atuando na TV e no Cinema. O que achou das produções do cartunista em TV Homem e Tanga, deu no New York Times?
Sensacional! Se não estou enganado tinha umas histórias em fotonovela, preto e branco. Sim, TV Homem era completo, vi algumas coisas dele no audiovisual. Olha aí acho que isso eu me inspirei dele. Sempre fui muito caído pelo audiovisual, agora mesmo estou fazendo um filme da Liga do Cerrado, com um amigo. Cara isso fica na retina da gente e um belo dia vem à tona. Talvez eu tenha essa inspiração dele.
9. Pra você, qual é o tamanho da falta que Henfil faz?
Nossa, cara, do tamanho de uma viagem à lua, ida e volta. Já pensou um mestre como ele nesse tempo de Bozos, Moros e generais entreguistas? Ia ser uma ajuda primordial.
10. As novas gerações conhecem pouco do trabalho do Henfil e ainda é pouco compartilhado nas redes. O que fazer pra melhorar isso? O livro organizado pelo Gonçalo Jr pode ajudar?
Demais! Porém, uma exposição itinerante pelo país seria bem da hora. Um livro é super legal, mas imagina uma exposição chegando aqui em Palmas e em outras cidades menores e as escolas disponibilizando estudantes para visitar? Aquelas pessoas conversando no momento exato de suas impressões é único e depois uma discussão em sala. Pensa nisso!
11. O Brasil hoje está 'sick da vida' com tantos ataques à democracia, à inclusão social, racial e de gênero, à distribuição de renda?
A coisa já estava ruim há muito tempo, os fascistóides só jogaram no ventilador. Eu considero que todo o problema é por causa da má distribuição de renda.
12. Como Henfil estaria reagindo à sanha fascista, totalitária e anti-democrática que abocanhou os três poderes?
E sanha religiosa também. Acho que Henfil estaria com todo mundo nas cordas e socando o estômago deles, entrando com gancho, voadora e tudo mais.
13. Henfil foi um dos fundadores do PT, que se propunha a transformar radicalmente a sociedade. Esta décima terceira pergunta é o espaço pra suas considerações, não finais, mas futuristas. É possível ainda transformar o país de forma radical? O humor entra nisso?
Essa pergunta me fez lembrar uma coisa, como eu acompanho o PT há muito tempo, cansei de ver os cartazes do Henfil nos diretórios do partido, nas paredes, impressos, boa lembrança. Sim é possível, porém temos dirigentes sem muita vontade que fica ocupando o lugar indevidamente, mas é possível se o povo se politizar e amar o país, como ele deve ser amado. A classe trabalhadora não deve negociar o país com essas oligarquias, que estão empoleirada a muito tempo recebendo presentes para manter o país atrasado. Temos grandes problemas na política, porque o sistema financeiro tomou de conta do Congresso Nacional, impedindo que homens e mulheres realmente nacionalistas posso contribuir para o bem do país. Recentemente aconteceu uma coisa que me deixou muito preocupado, essa suposta intenção do Lula chamar o Alckmin para vice, corremos um sério risco de repetir um Sarney/Tancredo. Imagine o mal que seria se os votos da esquerda fossem transferidos para a direita governa, porque o titular sofreu um “acidente”? Estamos sofrendo com um grande atraso provocado pelo Temer, Bolsonaro, outra tragédia poderia ser fatal para o país. As gerações de nacionalistas poderiam está em xeque.
(*) CONTATO COM GEUVAR OLIVEIRA
https://www.facebook.com/GeuvarOliveira
Lorem Geuvar Oliveira é natural do Maranhão, mora no Tocantins desde 1997. Graduado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É membro da Revista Pirralha. Em 1980 desenhou o faroeste Matt Bill. Sua primeira HQ foi publicada em 1997, na revista Gira. Criou Quadrinhos da Liga do Cerrado (Homem Suvaco, Maria Paulada, Jeitosa, Homem Pochete, Homem Pichilinga, Senhor Gambiarra e Caryocal), Viagem ao Centro da Gramática e a trilogia Mugambi. É fundador da GComics, que tem o objetivo de representar o Brasil da cultura pop através de quadrinhos e livros. Nos anos 90, começou a produzir quadrinhos para o mercado publicitário e depois quadrinhos independentes. Geuvar trabalhou como chargista em diversos jornais impressos e em agências de publicidade como ilustrador e criador. Atualmente trabalha no seu grande projeto, uma HQ sobre um personagem iorubá.
https://www.geuvaroliveira.com.br/loja
https://www.instagram.com/geuvaroliveira/

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -