26 de dez de 2012

NOS 25 ANOS DA MORTE DO CARTUNISTA HENFIL, PALESTRA E LANÇAMENTOS RESGATAM A CONTRIBUIÇÃO DO ARTISTA PARA A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA

Palestra na ABI será seguida de lançamento do livro "Diretas jaz", de Márcio Malta e da agenda do Instituto Henfil 2013, organizada pelo herdeiro do artista.
Por ocasião dos 25 anos da morte do cartunista Henfil, que morreu no dia 04 de janeiro de 1988, a Associação Brasileira de Imprensa será palco de uma palestra, seguida de lançamentos de livro e agenda que abordam a obra do desenhista mineiro. A palestra em 14 de janeiro será proferida pelo cientista político e cartunista Márcio Malta, o Nico), que está lançando o livro "Diretas jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das "cartas da mãe" (Editora Muiraquitã).
A palestra será feita no espaço do Modecon (Movimento em defesa da economia nacional), grupo que se reúne mensalmente no espaço da ABI e foi fundado pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho no final da década de 80. A comunicação focará na transição da ditadura para a democracia através das “Cartas da mãe”, publicadas por Henfil na revista “Isto é” de 1977 a 1984. Será descrita a contribuição do desenhista para o restabelecimento da democracia no Brasil, percorrendo desde a luta pela anistia, o movimento pelas Diretas já e a eleição indireta do Presidente da República Tancredo Neves através do Colégio Eleitoral. Um dos objetivos é ressignificar o papel de atores políticos, muitas das vezes esquecidos, ou relegados a planos secundários. Um exercício de memória para evitar que páginas da nossa história caiam no esquecimento.
Além do livro, aqueles que comparecerem ao evento poderão adquirir a já tradicional agenda do Instituto Henfil, que está em seu terceiro ano consecutivo. O anuário foi organizado pelao herdeiro de Henfil, o produtor cultural Ivan Cosenza de Souza.
Serviço: Palestra seguida de lançamento do livro: Diretas jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das "cartas da mãe", de Márcio Malta (Nico). Páginas: 167 Preço: 30,00 Data: 14 de janeiro. Hora: 17:30. Local: ABI. Endereço: r. Araújo Porto Alegre, 71, 7º-Sala Belisário de Souza. Centro, Rj. * As agendas do instituto Henfil também custam R$ 30,00. Visite o hotsite da obra: http://www.mundoemrabisco.com/diretasjaz.php