18 de dez de 2012

"NOSSO OSCAR NIEMEYER" NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA DE SÃO PAULO

Metrô Barra Funda. Exposição em homenagem a Oscar Niemeyer está no Memorial da América Latina. Curadoria: José Alberto Lovetro da ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil).
O caricaturista Cássio Manga e Jal acompanham a abertura da expo.
Caricatura de Bira Dantas e cartum de Mikio (ambos, assim como Jal, dos primórdios da AQC)
Aqui, o presidente do Memorial João Batista Andrade em matéria da Globo: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-sao-paulo/t/edicoes/v/exposicao-em-homenagem-a-oscar-niemeyer-esta-no-memorial-da-america-latina/2291531/
A expo "Nosso OSCAR Niemeyer" está sendo um sucesso no Memorial da América Latina. O notório arquiteto está completaria 105 anos no último dia 15. O Memorial vai lançar um catálogo com 105 desenhistas. Uma homenagem que ficará gravada para quem não pode ir na exposição em Sampa. Veja as fotos:
NOTÍCIA NO BD XPERT: http://www.bdxpert.com/2012/12/12/cartunistas-homenageiam-niemeyer-no-memorial-da-al/ (Charge Ale Santos)
(Charge do Brum)
EXPO NO MEMORIAL DA AMERICA LATINA Caricaturistas homenageiam Niemeyer no Memorial "Montada em tempo recorde, exposição com 73 artistas será aberta nesta quinta, durante lançamento da revista Nossa América Especial sobre arquiteto morto no dia 5.
Caricatura de Fred Ileck
Em apenas três dias, nada menos que 73 caricaturistas e cartunistas de todo país toparam o desafio de homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer com desenhos de humor que celebrassem a partida de um dos nomes brasileiros mais importantes do século XX. O resultado é a exposição Nosso Oscar Niemeyer, organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil, com curadoria do artista gráfico José Alberto Lovreto, o Jal, que será aberta nesta quinta-feira, dia 13, às 11 horas, no foyer do Auditório Simon Bolivar, no Memorial da América Latina, ao lado do Metrô Barra Funda.
Charge de Ed Carlos
A exposição acompanha outra, que reúne os principais trabalhos artísticos sobre Niemeyer expostos ao longo dos anos em eventos do Memorial. Ambas fazem parte do lançamento e distribuição do número especial da revista Nossa América, com 130 páginas dedicadas aos 105 anos do arquiteto que desenhou a cidade de Brasília. “Niemeyer sempre mostrou que tudo começa no traço. Traço simples, gestual e solto no espaço”, observa Jal. Segundo ele, a singela homenagem dos cartunistas brasileiros em pleno Memorial da América Latina demonstra o quanto essa poesia passou pelas mentes de desenhadores. “O ato de simples desenhar ganhou um Oscar. A realização do desenho em obra ganhou um Niemeyer.”
Caricatura de Fabrício Mano Head
A exposição será transferida no mesmo dia para a biblioteca do Memorial, onde ficará em cartaz até 31 de dezembro."
Caricatura de Ulisses