15 de ago de 2013

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - VOLUME I

O trabalho com universos ficcionais e fanzines
Não faz muito tempo, embora fossem lidas pelas grandes massas, as histórias em quadrinhos eram consideradas nocivas por muitos pais e educadores. Porém, também é verdade que, e já faz algum tempo, com o auxílio de estudiosos, pesquisadores, educadores, editores e apaixonados por quadrinhos, elas deixaram esta condição e passaram a ser consideradas como arte e como meio importante de comunicação e, hoje cada vez mais, uma das linguagens que podem integrar os processos educativos escolares ou não escolares.
Também os fanzines, que já tiveram seus anos dourados e neste momento são redescobertos e reinventados, vão sendo compreendidos como uma forma de expressão e criação capaz de gerar criticidade, autonomia e autoralidade.

Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas: o trabalho com universos ficcionais e fanzines” nasceu da necessidade de colocar em mãos de educadores e educadoras – que trabalham ou desejam trabalhar com quadrinhos, estimulando seus alunos/as a criar universos ficcionais ou convidando-os/as às práticas de criação de fanzines – um material que sirva como referência para elaborar algumas respostas criadoras a este desafio. Contudo, presta-se não somente aos educadores/as das mais diferentes licenciaturas, mas a todos os que desejam, trabalhando com quadrinhos e fanzines, desenvolver autoralidade, comunicação, diálogo, questionamento, mudança, transformação ou simplesmente a possibilidade de dizer como se lê o mundo.
O livro trabalha dois aspectos específicos: a criação de universos ficcionais nos quadrinhos e a elaboração de fanzines.
A ideia básica que perpassa toda a obra é que o processo de criação de universos ficcionais não é privilégio de alguns. E tais universos podem ser criados, desenvolvidos, publicados, partilhados por meio dos fanzines. Estes podem ser um interessante artefato cultural a compor novas propostas educativas que exijam, de modo especial, a autoralidade. Como se sabe o fanzine é um meio de expressão marginal aos mercados oficiais de diferentes publicações, e tem servido para que os apaixonados por diferentes artes (poesia, música, cinema, quadrinhos, literatura, política etc.) expressem suas maneiras de ver e dizer o mundo sem a necessidade da aprovação de um selo editorial, utilizando-se para tanto dos recursos a seu alcance e dentro de suas possibilidades financeiras: mimeógrafo, xerox, outras formas de impressão e a internet. O importante neste processo é que o/a autor/a não deixa de tornar pública sua produção, mesmo que ela circule entre um número limitado de interessados/as, porque esta ou aquela editora, de olho no mercado, recusou a fazer a publicação. Este recurso, aberto a qualquer um que queira pensar/criar/expressar-se, pode ser levado também às práticas educativas.
Espera-se que esta publicação possa estimular ações educativas que tenham a criação de universos ficcionais, os fanzines e as histórias em quadrinhos como referências. Afinal, estamos em tempo de re-inventar nossas culturas e nossas sociedades, e alguns dos caminhos aqui apontados, que provocam os seres de narrativas que somos cada um de nós, podem ser alternativas interessantes para o despertar de nossa necessidade de re-invenção do nosso mundo, em nossos sonhos e em nossos cotidianos.

O lançamento do livro está programado para a quarta-feira, dia 21, das 18h às 18h45, durante o evento 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
Quando: 20 a 23 de agosto
Onde: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Endereço: Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições: podem ser feitas até o dia do congresso pelo site HYPERLINK "http://www.eca.usp.br/jornadas" www.eca.usp.br/jornadas
Contato: jornadasinternacionais@gmail.com


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - VOLUME I
O trabalho com universos ficcionais e fanzines
Editora: Criativo
Autores: Edgar Silveira Franco, Gabriel Lyra Chaves, Matheus Moura Silva, Henrique Magalhães, Edgar Guimarães, Gazy Andraus, Elydio dos Santos Neto, Marta Regina Paulo da Silva, Rafael Felix Pelvini
Organizadores: Elydio dos Santos Neto e Marta Regina Paulo da Silva
ISBN: 978-85-8258-023-3
Formato: 21x28 cm
Número de páginas: 112 páginas
Email: editora@criativo.art.br
R$39,90



Você encontra este título:
www.comix.com.br
www.artcamargo.com.br