1a BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA - BRASIL

De 27 de Novembro de 2013 a 30 de Março de 2014

Charges e cartuns, que por dois séculos fizeram rir e dar o que falar, serão expostos a partir de 27 de novembro no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e exibidos em todo o Brasil, na primeira Bienal realmente nacional dos cartunistas e caricaturistas brasileiros, que acontecerá simultaneamente em vários Estados do país. 
A  1a BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA é um evento idealizado pelo caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro “História da Caricatura Brasileira”, com o Apoio e Realização do Centro Cultural Justiça Federal, Museu Nacional de Belas Artes e de outras instituições culturais brasileiras.  Evento pretende ser um dos maiores do mundo, com 35 mostras históricas e contemporâneas em vários Estados Brasileiros, com 50 programações ao todo.  
Artistas como Manoel de Araújo Porto-Alegre (patrono da caricatura brasileira), Calixto Cordeiro, Cavalcante, Cau Gomez, Glen Batoca, Hermé, Zé Andrade, e Alpino, entre outros, terão mostras individuais. Programação completa será anunciada em breve.
A Organização do Evento já anuncia o concurso aberto a cartunistas do mundo todo, divulgando o Regulamento completo da "Mostra de Humor da 1a Bienal Internacional da Caricatura", que premiará os artistas vencedores nas categorias cartum, charge e caricatura, e escultura caricatural, com o Troféu SETH (homenagem a um dos maiores caricaturistas brasileiros de todos os tempos, Seth - Álvaro Marins), feito pelo escultor Genin Guerra.
Visitem a página do evento no facebook: Bienal Internacional da Caricatura. E no site:
O Regulamento da "Mostra de Humor da 1a Bienal Internacional da Caricatura", cuja inscrições vão até 14 de novembro de 2013 pelo correio, e 17 de novembro pela internet, pode ser visitado nos links abaixo:

Artistas como o mineiro Genin Guerra, o catarinense Manohead, o amazonense Guidacci, o paulista Adail, além de caricaturistas como Lula Palomanes estarão com mostras individuais no Rio de Janeiro.
Nos Estados, a 1a Bienal Internacional da Caricatura contará com exposições de artistas como J. Bosco e Biratan (no Pará), Jota A e Izânio (Piauí), Clériston e Samuca (Pernambuco, em uma coletiva), Hércules (Alagoas), Fred Ozanan (Paraíba), e no Ceará uma coletiva organizada pelo jovem caricaturista Cival Einstein.  A lista é ampla, e contará ainda com caricaturistas mulheres como Liliana Ostrovsky e Fani Loss.

Em São Paulo e no Paraná haverá debates. No Rio Grande do Sul, livro da História da Caricatura Brasileira será relançado, com uma mesa-redonda no Centro Cultural Érico Veríssimo sobre o patrono da caricatura brasileira, o gaúcho Manoel de Araújo Porto-Alegre (Grande Homenageado da Bienal), que terá a presença dos pesquisadores Wagner Passos e Luciano Magno, e mestres como Santiago e Edgar Vasques. 

Em Minas Gerais, na cidade de Poços de Caldas, haverá a apresentação de mais de dez exposições, a partir de janeiro, e uma Festa de Grande encerramento do evento, no dia 30 de março de 2014, com a presença de cartunistas nacionais e internacionais.

“Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura - Brasil”
A “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura” é uma mostra participativa, um concurso, com o objetivo de estimular e divulgar a produção dos cartunistas, caricaturistas, chargistas e humoristas gráficos.
A Mostra pretende inserir-se no calendário de eventos de humor do Brasil e do mundo, como uma tribuna gráfica para mostrar o talento e a crítica de todos os cartunistas nacionais e estrangeiros.
A “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura” será realizada com a seguinte programação:
Inscrições: Até 17 de novembro de 2013, por e-mail. Até 14 de novembro pelos correios. 

Seleção dos Trabalhos:  Até 21 de novembro de 2013.
Inauguração, Premiação e Divulgação dos Resultados na Abertura do Evento: 27 de novembro de 2013, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Exposição: 27 de novembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014.
Categorias participantes:  CARICATURA, CARTUM, CHARGE  e ESCULTURA CARICATURAL.

Premiação:
a)  O 1º lugar em cada categoria receberá o TROFÉU SETH, uma linda escultura em homenagem a um dos maiores caricaturistas da história do Brasil, Seth (Álvaro Marins, 1891-1949), que também foi o precursor do cinema de animação do Brasil.
b) Os três primeiros lugares, e as três menções honrosas, nas categorias charge, caricatura e cartum, e os três primeiros lugares na categoria “Escultura Caricatural”, participarão da exposição “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura” em uma sala do Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, junto à programação da “1ª Bienal Internacional da Caricatura”.
c)  Além do TROFÉU SETH ao 1º lugar em cada categoria, todos os artistas que obtiverem os primeiros lugares e menções honrosas, e que participarem dessa exposição no Centro Cultural Justiça Federal, na “1ª Bienal Internacional da Caricatura”,  serão contemplados e receberão como brinde um exemplar da obra “História da Caricatura Brasileira – Os Precursores e a Consolidação da Caricatura no Brasil”, livro com 528 páginas, escrito em português, e com tradução para o inglês, formato de luxo e que conta a história da caricatura brasileira no século XIX desde os primórdios, de autoria do historiador e cartunista Luciano Magno, Organizador-Geral da “1ª Bienal Internacional da Caricatura”.
Leia o Regulamento Completo da “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura”
em:
 http://bienaldacaricatura.com.br/wp-content/uploads/2013/10/REGULAMENTO_completo_Bienal_da_Caricatura.pdf 

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP