Os Monstros do Sanitário

(por Val Fonseca) 

Em 2010 um grupo de paraibanos se reuniu e em comum tinham o desejo de criar e mostrar suas hq’s para todo o mundo através da internet. Em 24 de julho do mesmo ano o blog do Coletivo WC – o wc tem duplo sentido, web comics e water closet – surge com suas primeiras histórias dos cinco primeiros integrantes.

Aos poucos o grupo foi crescendo, da capital ao interior e também gente de fora do estado. Em julho de 2012 é lançada a primeira edição, Sanitário – O Mundo Ainda Não Acabou, fazendo referência ao fim do mundo muito mencionado no decorrer de todo o ano. Durante a produção desta, ingressei no grupo convidado pelo Samuel de Gois e infelizmente não tive como preparar algo a tempo. Já tinha encontrado com a Thais Gualberto e conhecia o Ricardo Jaime, ou seja, muita coisa favoreceu a minha entrada no coletivo.

Sanitário #2 – Grandes Monstros da Humanidade
(Independente)
Capa colorida, miolo P&B
16,5x25,0 cm, 92 pgs. R$ 15,00
Ao fim de 2012 já estávamos tramando o material para a Sanitário #2 – Grandes Monstros da Humanidade. De cara “curti e torci” muito por este tema, que acabou caindo no gosto de todos, e logo cada um foi procurar seus monstros. Os ‘bichos’ vieram de todas as direções, de lagartos gigantes a seca do sertão, e cada autor tratou de inventar a sua história.
O ano de 2013 chegou, o impresso se fez com mais páginas e mais encorpado, teve lançamento duplo: João Pessoa, Centro Cultural Espaço Mundo (27/jul) e Campina Grande, Auditório da Secult (06/set). Agora é a vez dos leitores encarar essas ‘feras’ e devorar cada página como se fosse uma delas. Contatos para aquisição podem ser feitos pelo www.gibiarte.blogspot.com, gibi.arte@gmail.com e Coletivo WC no facebook.

Com esta edição, as atividades do Coletivo WC chegam ao fim, infelizmente! Mas preste atenção, eu falei “coletivo”, pois individualmente muita coisa pode surgir, e cada um está trabalhando ao seu modo para contribuir com a produção dos quadrinhos paraibanos. Agora é esperar, quem sabe esses monstros escapem e resolvem ressurgir?! Fiquem espertos!





Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP