JIN WOO CHOI, NAT, VASQUES, LINO, RESK, CAHU, DVDS RAROS

PRIMEIROS DIAS E IMPRESSÕES DE JIN WOO CHOI NO BRASIL

Foto de Jin
Ele ja' passou pelo Impacto (do sempre solicito Klebs Jr, não e' o Cabeça-de-Teia, mas e' o amigão de todas as horas)
http://impacto-quadrinhos.blogspot.com/2012/03/ele-chega-hoje-ao-brasil.html
Passou pela HQmix Livraria (dos boa-praças e barra-limpas -não são o Thor- Gualberto e Daniela Baptista), onde encontrou Jal e varios cartunistas que levaram seus portfolios para ele. Passeou pela av. Paulista e visitou o Masp (veja fotos na sua galeria do facebook), hoje ele iria andar pelo centro. Para entrar em contato e-mail truerain751@naver.com ou facebook:
http://www.facebook.com/truerain751
Ele esta' surpreso com a hospitalidade e camaradagem brasileiras, Klebs Jr foi busca-lo no Host em que ele esta' hospedado e depois de fazer uma turne pela Esocla-Estudio, o levrou a Livraria HQ Mixqualidade de trabalhos de artistas como Lelis, Andre Diniz, Artur Matuek e Rodrigo Okuyana, entre outros.
Vejam a mensagem:

RECADO DE JIN WOO CHOI
"Hello Bira
Bom dia
Feliz aniversario para voce ^^"
why don't you tell me before there are such a nice and wonderful works among brasilian artists ^^"
If you informed me in advance, i would not be so surprised like that yesterday ha ha
For example:
I fall in love with deeply on the instance by Lelis and
and Arthur Matuek and Rodrigo Okuyana etc
Especially Arthur Matuek's works.... wow... i think most koreans will like their works absolutely
and before i leave Sao Paulo, i'd like to buy that book and will send back to my home by air-mail
And not only good works but also there are nice/kind friends at there, impact studios and HQ mix
I felt happiness at there by having talks with them and learn something special also
I do appreciate of your arrangement for me
Actually i just wanted to meet some artitsts whom i made contact with already - what i mean the persons
whom i came to know last year through SICAF- cause i'm a little shy guy, however, i changed my mind
yesterday that i will try to meet anybody as many as possible cause i can find good friends/works accidentally
Today, i will go to Sao Paulo Museum by myself and walk around downtown of Sao paulo
I'm now prepared to meet another new world !!
Thanks a lot again
Hope to meet you soon
Regards"

jin woo Choi now in Brasil !!

IMPULSO HQ
http://impulsohq.com/noticias/cartoon-encontros-em-sao-paulo/
"Nova visita coreana é mais uma possibilidade de quadrinhistas brasileiros exporem cartuns do outro lado do mundo.
Chegou sexta ao Brasil o coreano Jin Woo Choi, que cuidou do departamento de Cartum Digital do SICAF, evento que premiou no ano passado o gaucho Rafael Correa e os finalistas William Martins (SP) e Daniel Ete (Campinas). Na ocasição, o coreano também organização uma exposição paralela de brasileiros no Sicaf.
Agora Jin Woo Choi, saiu do Sicaf e está trabalhando para a empresa que criou, o ICAFE, com exposições do francês Sempe e do japonês Osamu Tezuka. Agora sua missão em nosso País é selecionar trabalhos de profissionais para e montar duas exposições com trabalhos representativos da cultura latino-americana: cartuns que mostrem nosso povo, nossas cidades e culturas para o povo coreano.
Os trabalhos devem mostrar o Brasil de 1.900 aos dias de hoje em páginas avulsas e datadas. As artes devem ser entregues em formato digital em CD, com apresentação em inglês do cartunista/quadrinhista.
O coreano ficará em São Paulo até quarta ou quinta-feira que vem e depois segue para as cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Na sequência os países: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Cuba.
Portanto os interessados devem levar seus cartuns ou quadrinhos (em inglês e em CD) focados no tema “Brasil”. Bira Dantas, organizador da passagem do coreano ao Brasil, lembra que as artes não precisam ser focadas no folclore, o interessante é retratar o Brasil, seja do interior, seja das metrópoles."

BLOG DA PANDORA
http://blog.pandora.art.br/
Jin Woo Choi! (saúde…) É, esse é o nome do ilustríssimo visitante que vem lá da Coréia do Sul. Confere a arte que o cartunista Bira Dantas fez para ilustrar a jornada desse coreano aqui pela américa-latina.

6/3 (Terça)
- 14h: Visita a Devir, com Douglas Quintas, Nick Farewell e Bira Dantas
Rua Teodureto Souto, 624 – Cambuci – São Paulo
(11) 2127- 8787

- 18h: Bate-papo na Comix com a AQC, com Worney Almeida e Bira Dantas
Al. Jaú, 1998 – Cerqueira César
(11) 3088-9116

7/3 (Quarta)
- 16h: Bate-papo e apresentação de portfólio na Pandora Escola de Arte, com Bira Dantas, Ricardo Quintana, Amilcar, Paffaro e Fabiano Carriero.
R. Joaquim Novais, 146 – Cambuí – Campinas
(19) 3234.4443


CARTUNISTA NATALIA FORCAT INAUGURA EXPO NA ARGENTINA

(Homenagem ao Dia Internacional da Mulher)
"A inauguração terá lugar no dia 08 de março às 18 hs. no Museu de Humor
Natalia Forcat exibe uma seleção de ilustrações coloridas e desenhos no Museu de Graphic Taborda Diógenes Humor da Cidade de Buenos Aires em março. Sobre a exposição: "O gráfico Humor Natalia Forcat, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher" A inauguração terá lugar em 8 de março às 18 hs. no Museu de Humor Gráfico Diógenes Taborda, localizado na Av. Caseros 2739, Cidade de Buenos Aires. A exposição decorrerá até 01 de abril de 2012 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 16 às 20 horas. A entrada é gratuita.
http://volpestessens.blogspot.com/2012/02/museo-diogenes-taborda-el-humor-grafico.html
Batom Lápis e TPM 2012. Exposição de cartunistas mulheres em Piracicaba, em homenagem ao dia da mulher.
No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba realizará a exposição "Batom, Lápis e TPM 2012". Em sua segunda edição, a exposição conta com mais de 80 trabalhos, de artistas de quase 20 países! São elas:
Águeda Horn/Brasil, Ana Cláudia Marques de Castro/Brasil, Anas el Lakkis/Líbano , Anne Derenne/Espanha, Bahar Movahed/Irã, Catia Ana B. Silva/Brasil, Vanessa Alexandre/Brasil, Pryscila Vieira/Brasil, Fabiane Bento (Chiquinha)/Brasil, Claudia Kfouri/Brasil, Elena Ospina/Brasil, Elena Sedova/Brasil, Elisângela Mathias (Belê)/Brasil, Elizabeth Alves de França e Silva/Brasil, Evelin Debei/Brasil, Fabiane Menassi de Oliveira/Brasil, Flávia Tonelli/Brasil, Gabriela Dreher/Brasil, Ilze Jurevica/Letônia, Janini Buck Pestana/Brasil, Joanna Wasiak-Bassa/Polônia, Julia Bax/Brasil, Maria Luziano/Brasil, Marilena Nardi/Itália, Marina Gorelova/Bielorrússia, Marilu Trevisan/Brasil, Marly Bolina/Brasil, Maya Tcholakova/Bulgária, Melissa Baena Puerta/Colombia, Mércia Pereira/Brasil, Nani Mosquera/Espanha,Nasrin Sheykhi/Irã, Natalia Forcat/Brasil, Neda Tanhaee Moghaddam/Irã, Núbia Estelac Strasbach/Brasil, Otilia-Elena Bors/Romênia, Rosana Urbes/Brasil, Saito Ayako/Japão, Samira Brati/Irã, Samra Issa Padrin/Brasil, Sandra Regina Scaffide/Brasil, Shima Jalal Kamali/Irã, Silvia Alves Cardias/Brasil, Suélen Becker/Brasil, Tais Fantoni Paezani/Brasil, Tayla Nicoletti/Brasil, Thais Gualberto/Brasil, Toshiko Nishida/Brasil, Vanessa Cristina Watari Dias/Brasil, Vera Vakrat/Israel

AQUARELAS DO EDGAR VASQUES
http://evblogaleria.blogspot.com

Voce pode acompanhe em seu Blog aquarelas, charges e tiras em Quadrinhos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Vasques
"Edgar Luiz Simch Vasques da Silva (Porto Alegre, 5 de outubro de 1949) é um ilustrador, artista gráfico e cartunista brasileiro. Entre suas obras destacam-se a as ilustrações de O Analista de Bagé em quadrinhos e a série de livros com o personagem Rango.
Apesar de ser graduado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Edgar Vasques nunca exerceu a profissão. Ainda estudante, em 1968, começou a trabalhar como chargista de esportes no jornal Correio do Povo. Em 1970, criou para a revista Grillus, da Faculdade de Arquitetura, uma série de quadrinhos com o personagem Rango, um esfomeado de cabelo rebelde, barriga inchada e que, vivendo no meio do lixo, nunca deixa de fazer observações irônicas sobre a desigualdade social brasileira. A criação fez sucesso no câmpus universitário, e passou a ser requisitada para outras publicações alternativas.
Em 1973, já na Folha da Manhã, Edgar foi chamado a cobrir as férias do cronista Luis Fernando Verissimo, e o Rango apareceu pela primeira vez na grande imprensa. Como continuou agradando, passou em seguida a ter espaço próprio, na página de quadrinhos do jornal. Em plena ditadura militar, Vasques produzia cartuns ironizando a miséria crescente, a propaganda oficial do governo e a alienação.
Em 1974, depois de uma tentativa frustrada de criar uma agência de publicidade com dois colegas, os três resolveram editar um volume com as tiras já publicadas do Rango. Para isso, os colegas Paulo de Almeida Lima e Ivan Pinheiro Machado criaram a L&PM Editores - hoje uma grande editora brasileira, e responsável pela publicação de praticamente toda a obra de Edgar Vasques.
O primeiro volume com as tiras do Rango, com prefácio de Erico Verissimo, foi um dos livros mais vendidos na Feira do Livro de Porto Alegre em 1974, fato inédito para uma publicação de quadrinhos. E, junto com outros autores como Verissimo, Renato Canini, Santiago, Guaracy Fraga, etc, ajudou a estabelecer um espaço nacional para o humor produzido no Rio Grande do Sul.
Até 1981, foram publicados 7 volumes com as tiras do Rango, sempre em formato pequeno horizontal (13,5 x 21 cm). Neles, apareceram outros personagens de Edgar Vasques: o filho do Rango, menino de rua sem nome; Boca 3, um cachorrinho falante; Chaco, um índio latino-americano sem teto; Baba, um bêbado; e Cândido, o perguntador.
Nos anos 80, Edgar Vasques tornou-se conhecido nacionalmente pelos quadrinhos do Analista de Bagé [4], de autoria de Luís Fernando Verissimo, publicados na revista Playboy. A inovação, neste caso, ficava por conta da qualidade dos traços de aquarela, técnica inédita utilizada em quadrinhos.
A partir de 1986, os novos álbuns de Edgar Vasques passaram a ser publicados em formato grande vertical (27,5 x 21 cm). Depois do fechamento da Folha da Manhã, o Rango e outras tiras de Edgar Vasques apareceram em O Estado do Paraná, Correio de Notícias (Curitiba), Diário do Sul (Porto Alegre), Artes Visuales (México), Charlie Mensuel (Paris), além de publicações alternativas como O Pasquim, Versus, Ovelha Negra, Coojornal, etc.
Vasques participou ainda de vários livros coletivos de humor e quadrinhos, como QI 14 (1975), Tubarão Parte II (1976), Antologia Brasileira de Humor (1976), Humor de Sete Cabeças (1978), E o Bento Levou... (1985), etc.
No final dos anos 1980, Edgar Vasques foi um dos criadores da Grafar, associação de Artistas Gráficos do Rio Grande do Sul.
Durante a Feira do Livro de 2005, foi realizada em Porto Alegre uma exposição comemorando os 35 anos de criação do Rango."

PETRO LINO E O DIA DAS MULHERES
http://www.sindipetrosp.org.br/


LANÇADO NO ULTIMO SABADO EM SAMPA


DICA DO CLAUDIO
http://chargistaclaudio.zip.net
"Recebi um convite para participar de uma homenagem ao ex-deputado Antônio Resk, uma referência das oposições nos anos 1970, tempos difíceis da ditadura. O ato foi organizado pelo deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP) e constou de palestra, exibição de vídeo e lançamento de um livro póstumo escrito por Resk. Tive pouco contato pessoal com Resk, um deles quando eu e Eldi, meine lieber frau, passamos uma tarde em seu sítio.
Mas, lá de Natal, acompanhei a resistência democrática do antigo MDB, do qual o pessoal do antigo PCB foi um dos organizadores. Ponto para esses velhões que não caíram no erro da luta armada e com sua resistência contribuíram para dar um xeque-mate na ditadura em 1985, com a vitória de Tancredo Neves contra o nefasto Paulo Maluf.
Bela e justa homenagem.
Junto com o livro, o leitor ganhou de presente um envelope com reproduções de charges. Segundo Adriano Resk, o envelope era vendido para angariar fundos para a campanha de Resk. Há desenhos de vários colegas, como o Faustinho, J.Cesar, Laerte, Angeli e Chico Caruso. Sobre o envelope, duas belas caricaturas, uma de Resk, outra de Alberto Goldman, então candidato a deputado federal, sempre fazendo dobradinha com ele nas várias eleições que disputou. Não está assinado, mas pelo estilo tenho certeza de que se trata de um desenho de Conceição Cahú, excelente caricaturista e ilustradora que trabalhou por muito tempo na extinta Gazeta Mercantil.
Comecei a admirar Conceição Cahú quando ela passou a publicar seus desenhos na Revista Placar, em 1973. Eu tinha 10 anos e meu irmão mais velho, Carlos Magno, era assinante da revista. Toda semana, eu aguardava a revista chegar para curtir os desenhso dela, juntamente com os de Laerte e Paulo Paiva, com seu indefectível Maciota.
Encontrei-me algumas poucas vezes com a brava pernambucana Cahu na sede do jornal do Partidão, a Voz da Unidade. Ela morreu em 2006. Minha homenagem a ela também. Eis o desenho com seu traço vigoroso."


QUADRINHOS, ANIMAÇÃO, COMPUTAÇÃO GRÁFICA, ESCULTURA, DESENHO
Coleção de Jose Carlos Neves, para pedir a lista completa, entre em contato:
magobardo@yahoo.com
http://www.alanmoore. com.br
Parte do acervo de DVDs e VHS raros para trocas
http://memoriatvcinema.net46.net

PROGRAMA LANTERNA MÁGICA
VERDADEIRA PÉROLA PARA ANIMADORES
TV Cultura SP – 1987 - (4 DVDs) - Programa sobre animação apresentado por
Silvana Teixeira, que participou do Bambalalão e posteriormente foi moça do tempo na Globo. Programa 1 (1 hora) – Programa
especial apresentando vários desenhos completos de pioneiros da animação: Paul Terry, Pat Sullivan (Gato Félix), Ub Yerks e Walter Lantz. Programa 2 (30 minutos) – Curta-metragem de animação nacional Bammersach de Michael Hilman. Trailer original de Sinfonia Amazônica, o primeiro longa-metragem de animação brasileiro,produzido por Anélio Lattini Filho. Matéria apresentando dois curta-metragem do animador brasileiro Antonio Moreno. Programa 3 (30 minutos) – Raro curta-metragem completo com o último trabalho de Buster Keaton, famoso ator do cinema mudo, produzido pelo National Film Board of Canadá, colorido. Programa 4 (1 hora) – Programa especial sobre o animador stop-motion Ko Hoedeman, incluindo o raro curta-metragem ganhador do Oscar de animação de 1978 “Castelo de Areia”. Inclui também os curtas: Tchou-tchou; e O Tesouro do Oceano. Programa 5 (1 hora) – Curta-metragem de Paul Driesse; curta-metragem de Richard Colbier; “A arte da silhueta”, raro documentário sobre a pioneira animadora alemã Lote Reininger. Programa 4 (1 hora) – Entrevista com o animador brasileiro Flávio del Carlo, com os curta metragens completos do autor: Paulicéia; Tzubra Tzuma e Planeta Terra. Reportagem sobre os primeiros desenhos produzidos em computador. Programa 2 (20 minutos) – Entrevista com o animador brasileiro Luiz Briquet, com vários trabalhos produzidos em seu estúdio e antiga e rara entrevista com o animador Guy Lebrun, criador do boneco do arroz brejeiro e vários de seus trabalhos, incluindo a rara versão colorida do anúncio da Arno com a Branca de
Neve de Walt Disney. Programa 5 (1 hora) – Matéria sobre filmagem em câmera lenta, matéria sobre vídeo-arte, ótimo documentário sobre os pais do cinema e da animação: Emile Cohl e Georges Melies com várias animações raras do início do cinema. Programa 4 (1 hora) – Veneta, curta-metragem de Flavio del Carlo. Macaco feio, macaco bonito, rara animação brasileira de 1929 por Luis Seel. Entrevista com Walbercy Ribas Camargo, animador do Grilo Feliz. Amor Mor, curta metragem de Zélio e Clóvis Vieira.
TELECINE BRASIL
8 CURTAS ANIMADOS DÉC 80-70min,CAO HAMBURGUER E OUTROS DESENHISTAS DE ANIMAÇÃO EM INÍCIO DE CARREIRA. 1 DVD RARO
ANIMAÇÃO NA PROPAGANDA
Excelente apanhado sobre o uso do desenho animado na Propaganda de tv.(ANTIGA) 1 dvd
A ARTE DA ANIMAÇÃO
(WALT DISNEY- TRUQUES DO NOSSO OFICIO)(P/B) DUBLADO RARÍSSIMO- BÔNUS: FESTIVAL DE OSCARS DA DISNEY (CORES, DUB; ORIGINAL “VERSÃO BRASILEIRA S C “) 1 DVD
PATATIVA
(Animação, Documentário - De Ítalo Maia - 2001 - 10 min) homenagem ao famoso e já falecido poeta nordestino PICONZÉ- considerado o primeiro longa metragem em animação colorido produzido no Brasil, foi lançado em 1974 e ficou perdido durante anos e nem o filho do animador Ypê Nakashima possuia uma cópia completa. Em português. 1 dvd.
TURMA DA MÔNICA
Série completa VHS “Momentos Inesquecíveis do Desenho Publicitário”
Documentário com Maurício de Souza sobre desenho animado publicitário com uma coletânea dos principais desenhos animados comerciais dos Estúdios Maurício de Souza. Inclui um especial com Maurício de Souza mostrando a arte e a técnica de animação.
QUADRINHOS OS MESTRES DO TERROR
Documentário Canal Brasil. O sucesso das histórias em quadrinhos de terror é o foco do segundo programa da série. O
Episódio aborda a ligação entre terror e erotismo , nas figuras de vampiras e feiticeiras Alem da figura mistica de Carlos Zéfiro, que produziu quadrinhos eróticos durante décadas.
BIBLIOTECA DOS DESENHOS ANIMADOS
6 Dvd's ( Desenhos Raros Dos Anos 40
WOOD & STOCK: SEXO, ORÉGANO E ROCK'N'ROLL
Animação de Otto Guerra baseado nas Tiras de Angeli 1 dvd (em espanhol)
A HISTÓRIA DE UMA DAS CRIANÇAS DE HITLER(1943) CLYDE GERONOMI Animação baseada no livro Education for Death: The Making of the Nazi (Educação para a morte: a construção de um nazista). A deprimente estória de como "O Pequeno Hans, um jovem alemão, é doutrinado para o modo de vida nazista; sem final feliz". Foi re-lançado pela Disney em DVD na coleção Disney Treasures: On The Front Lines em 18 de maio de 2004. Foi a primeira vez, desde 1943, que a Disney relança o polêmico desenho.
O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES E AQUA
Produção canadense considerada uma obra-prima da animação, vencedora do Oscar 1988. L’homme qui plantait des arbres baseado no texto original de Jean Giono, é uma fábula ecologista, onde cada imagem é uma pintura.O filme faz o espectador refletir em silêncio, colocando-o num estado de perplexidade. É um filme que arranca lágrimas. É desses filmes que nos deixam maravilhados por longo tempo: Numa área deserta, nas fronteiras dos Alpes e Provence, um viajante estava perdido. Ele conhece um pastor tranquilo, Elzéar Bouffier, que lhe oferece hospitalidade. Elzéar possui uma enigmática serenidade, que transmite a seu hóspede. Esta paz, o pastor deve à tarefa que assumiu e que nada parece fazê-lo desistir:
Plantar árvores nos cumes onde nada mais brota há décadas. Elzéar vive em constante atividade. Nem o mal tempo, nem as disputas hostis dos homens faz Elzéar Bouffier abrir mão de seus objetivos: em 3 anos, já plantara 100.000 carvalhos. Em 30 anos, ele terá plantado tanto quanto uma gota num oceano. Elzéar agradece à sua Pedra Filosofal, quando as árvores brotam, quando a água volta a correr nas nascentes secas e quando os animais e os homens voltam a habitar estes locais. Até o final de seus dias, Elzéar Bouffier continuará no seu trabalho anônimo, miraculoso, que trará vida novamente à sua região.... AQUA - Vídeo motivacional sobre a poluição dos mananciais de água. Dos lençóis freáticos aos esgotos da cidade. Produzido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (Governo do Estado de São Paulo).
À MÃO LIVRE
A LINGUAGEM DO DESENHO(COMPLETO) 3 dvds
Dublado 110 min cada. TV Cultura
ANATOMY FOR BEGINNERS
Aula de anatomia num instituto americano
ANIMAÇÃO NA PROPAGANDA
Excelente apanhado sobre o uso do desenho animado na Propaganda de tv.(ANTIGA) 1 dvd
ANIMAZING
OS MAIORES ANIMADORES DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20. Legendados em português. 10 DVDS
1. WINSOR MCCAY
2.GREGORY LA CAVA; LOTTE REINIGER; DAVID FLEISCHER
3. LADISLAW STAREWICZ; JAN SVANKMAJER; NORMAN MCLAREN
4.CHARLES BOWERS
5. JIRI TRNKA;
6- GEORGE PAL
7. RAY HARRYHAUSEN
8. UB IWERKS - duplo
9. HUGH HARMAN
10.RUDOLF ISING

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -