4 de jul de 2013

AQC APOIA MOSTRA "HUMOR DE PIRACICABA", REALIZADA POR CARRIERO, EM CAMPINAS

40 ANOS DE HUMOR
(Fabiano Carriero)
"Já estamos às vésperas de iniciar o lendário Salão de Humor de Piracicaba, o qual irá completar seus 40 anos de existência neste ano. E nós, da cidade das andorinhas, temos o dever de homenagear esse que foi e é uma das maiores referências de humor do mundo e, talvez, do universo. Evento que revelou tantos grandes cartunistas como Glauco, Angeli, Laerte, Dalcio, Baptistão, Fernandes, meu amigo Manohead e muitos outros vencedores. Em Campinas, acho que o Ziraldo disse isso, temos um pequeno celeiro de craques do humor; então, resolvi eu, Carriero, fazer uma mostra com mais de trinta caricaturas, charges e mais de vinte nomes de artistas consagrados que passaram pelo grande Salão. Nessa mostra, que acontecerá dia 5 de julho, na Galeria Sede, Rua Sampaio Peixoto, 368, Cambuí, Campinas-SP, poderá ser vista uma pequena parcela de humor. E vocês estão convidados! Venham, pois a arte, o saber e o aroma da pamonha vem de longe." http://www.facebook.com/events/263087673833464/
Carriero, filho legitimado e adotado pelo Salão!
*Algumas obras desda exposição são do meu acervo pessoal, que venho obtendo através de “troca-troca”, sem bobagem, segue:
Alex Souza
Bira Dantas
Bruno Hamzagic
Carriero
Dalcio
Dimaz
Fernades
Fernando Tetsuo
Gilmar
Junior Lopes
Junião
Marcos Noel
Manohead
Mello
Mônico
Stegun
Paffaro
Paulo Branco
Robinson
Ulisses APOIO Salão de Humor de Piracicaba CDHU
AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistasdo Estado de São Paulo)
Galeria Sede
Pandora (Escola de Arte)
Loja Disorder
Riva Rock Discos
Dj Barata
Trashcan Records
Carriero Estúdio Mostra em Campinas reúne acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Rodrigo Alves)
Parte do acervo de quatro décadas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba pode ser conferida a partir desta sexta-feira (5), em mostra na Galeria Sede, em Campinas. Intitulada 40 Anos de Humor – Pré Pira: Campinas Abraça o SHP, a exposição reúne caricaturas, charges e tiras de artistas consagrados que passaram pelo tradicional evento, incluindo nomes campineiros. As visitas seguem até 31 de julho, com entrada gratuita.
Ao conceber a mostra, o artista Fabiano Carriero, que assina a curadoria, reuniu trabalhos de seu acervo, produzidos por colegas cartunistas que participaram do Salão, e incorporou outros trabalhos pinçados na sede do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Secretaria Municipal da Ação Cultural responsável pelo Salão de Humor.
“Resolvi fazer esta mostra, com apenas trabalhos já selecionados nos 40 anos de Salão. Algumas obras foram trocadas com outros artistas, assim produzindo meu acervo. Outras são de amigos que fiz e mais este acréscimo, que o Salão forneceu”, destaca Carriero.
Entre os cartunistas campineiros estão dois craques do traço: Dálcio Machado, cartunista, chargista e caricaturista do jornal Correio Popular e da revista Veja, e Paulo Branco, professor na Escola Pandora e IDE Escola de Arte. De Campinas ainda participam Bira Dantas, Renato Stegun, Fernando Tetsuo e Dimas Restivo. A região está representada por Gustavo Paffaro e Mônico Reis, de Vinhedo, e por Alex Souza e Robinson José, de Sumaré.
Há ainda produções com a assinatura de Bruno Hamzagic de Carvalho, grande vencedor do Salão em 2012, e de Fabrício Rodrigues Garcia, o Manohead, que conquistou na edição passada o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto. Os demais artistas presentes são Junior Lopes, Marcos Noel, Antônio Carlos de Paula Júnior (Junião), Marcos Noel, Silvano Mello, Ulisses, Gilmar e Luiz Carlos Fernandes.
Carriero, que desde 2009 teve trabalhos de sua autoria selecionados para a exposição em Piracicaba, diz que é um dever homenagear o Salão, pois o considera uma das maiores referências de humor do mundo. “Em Campinas, acho que o Ziraldo disse isso, temos um pequeno celeiro de craques do humor; então, resolvi fazer uma mostra com mais de 30 caricaturas, charges e mais de 20 com nomes de artistas consagrados que passaram pelo grande Salão”, diz o artista.
A mostra tem o apoio do CEDHU Piracicaba, AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo), Galeria Sede, Pandora Escola de Arte, Loja Disorder, Riva Rock Discos, DJ Barata, Trashcan Records e Carriero Estúdio.
QUATRO DÉCADAS – Em 2013, ano em que completa 40 anos, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais tradicionais do mundo, abre sua mostra oficial no dia 24 de agosto, no Engenho Central, com visitas até 20 de outubro. As inscrições para envio de trabalhos está aberta até 19 de julho, com seleção nos dias 3 e 4 de agosto e anúncio dos premiados para 17 de agosto. O jornalista e publicitário Carlos Colonnese, um dos fundadores do evento, é o presidente desta edição. Além da mostra principal, o CEDHU Piracicaba realiza o Salãozinho de Humor, para revelar talentos entre 7 e 14 anos, com inscrições até 12 de agosto. Há também o 3o Concurso de Microcontos de Humor, cujo resultado será anunciado esta semana. Ao todo são R$ 46 mil em prêmios aos artistas selecionados.
SERVIÇO – Exposição 40 Anos de Humor – Pré Pira: Campinas Abraça o SHP. Abertura às 19h de sexta-feira (5), na Galeria Sede (rua Sampaio Peixoto, 368, Cambuí, Campinas). Visitas de 6 a 31 de julho, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3291-4426.
Assessoria de imprensa do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba Press office of the 40th International Humor Exhibition of Piracicaba