4 de set de 2013

BIRA DANTAS, CONVIDADO DO FESTIVAL DE QUADRINHOS DA ARGÉLIA

Esta é a sexta edição do Festival que coloca o continente africano em contato com o mundo. Vai acontecer de 08 a 12 de outubro de 2013, na Esplanada "Riahd El Feteh". http://www.bdalger.net
RECADO DO BIRA:
"Se tudo der certo, em outubro estarei na Argélia. Recebi o convite do Festival de BD participar no evento que une o norte da África ao resto do mundo dos Quadrinhos. É uma grande honra representar o Brasil. Agradeço ao Eduardo Pinto Barbier que me apresentou a Dalila Nadjam, em Angouleme em 2011 (ela é presidente do Festival). Barbier incluiu uma HQ minha e de Claudia Carezzato no Festival em 2012 e concorremos ao prêmio projeto Especial. Hoje meu visto foi aprovado junto a embaixada da Argélia, agora é só aguardar o dia 08 de outubro. Obrigado!
Si tout va bien, je serai en Algérie en Octobre. J'ai reçu une invitation de la BD Festival de participer à l'événement qui unit l'Afrique du Nord dans le monde des comics. C'est un grand honneur de représenter le Brésil. Je remercie Eduardo Pinto Barbier qui m'a présenté à Delilah Nadjam à Angoulême en 2011 (elle est présidente du Festival). Barbier présenté moi BD (scenario de Claudia) au Festival en 2012 pour prix spécial. Mon visa a été approuvée à l'ambassade d'Algérie aujourd'hui, maintenant juste attendre le 08 Octobre. Merci!"
EDUARDO BARBIER
Quadrinhista brasileiro residente na França, criou a Le Bouche du Monde, revista franco-brasileira de HQ, em 1991 em Belém do Pará. Editada na França desde 1998, foi selecionada em 2009 e 2011 no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême (categoria BD Alternativa) e em 2010 na categoria de melhor revista no Festival Internacional de BD de Argel. Ele fez parte do coletivo de editores independentes 4° mundo, ganhador dos prêmios HQ MIX -contribuição do ano -2008; Troféu Jayme Cortez -2009; Bigorna - Contribuição a HQB - 2009; DB Artes - Homenagem especial - 2009. http://eduardopintobarbier.blogspot.com.br Entrevista com Eduardo Pinto Barbier no Blog Quadro-a-quadro: http://quadro-a-quadro.blog.br/?p=2538
HUMOR LIBERTADOR
Hocine Tamou, da organização do evento, fala com grande expectativa do "grande encontro tão esperado com a nona arte (...) e os fãs de quadrinhos estão se preparando para viajar sem fronteiras." Fala também "da experiência acumulada e resultados muito animadores do primeiro evento do gênero (...) chegando agora a visibilidade e consistência." O tema escolhido para o festival: "Caixas e bolhas em delírio."
COREANOS
O Festival da Argélia vai trazer também a 16ª edição do sul-coreano BICOF (Festival Internacional de Quadrinhos de Bucheon), um dos mais importantes da Ásia. Bucheon se destaca por seu Museu do Cartum, a Agência Komacon, a Cidade Cinematográfica e eventos culturais como os Festivais de Quadrinhos e de Cinema Fantástico.
BELGAS
Etienne Schréder, cartunista belga publicado por Casterman, Glénat e Dargaud, oferece um treinamento de cinco dias para os jovens talentos argelinos. Durante isso, os conceitos básicos dos quadrinhos serão abordados: a escrita e o desenho, corte gráfico e o ritmo da narração, como escolher uma história e o que dizer nela... Os princípios do roteiro, os diálogos, as referências e documentação farão parte do treinamento. E uma breve história da evolução dos quadrinhos na Europa, EUA e Ásia.