Ronaldinho e Neymar Júnior, Apenas Uma Coincidência?

(por Worney Almeida de Souza)

O estúdio de Mauricio de Sousa produz dezenas de histórias em quadrinhos por mês. São muitos profissionais envolvidos entre roteiristas, desenhistas, arte-finalistas, editores e outros profissionais que criam uma dezena de revistas dos mais diversos personagens. As temáticas são as mais diversas e apesar do acompanhamento geral, inclusive do próprio Maurício, algumas escorregadas podem acontecer. A mais recente foi com uma HQ de Ronaldinho Gaúcho e outra de Neymar Júnior.

Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho, Neymar Júnior são personificações de jogadores de futebol para os quadrinhos. Ambientados durante suas infâncias, eles só pensam em jogador bola no campinho perto de suas casas. Todos são pré-adolescentes (um pouco mais velhos que a turma da Mônica), vão para a escola, tem uma turminha de amigos, família com irmãos, pais, namoradas e animais de estimação (baseadas nos parentes originais dos jogadores), uma turminha de “inimigos” prontos para impedir que os personagens centrais ganhem uma partida de futebol ou conquistem um objetivo. O curioso é que Maurício de Sousa já tinha proposto a criação de personagens inspirados em Maradona e em Ronaldo Fenômeno nos mesmos moldes, mas não houve acordo com os jogadores.

Atualmente a editora Panini publica revistas mensais de Ronaldinho (atualmente no n°81), Neymar Júnior (no n° 05) e três edições republicando as HQs e as tiras do Pelezinho.

Ronaldinho Gaúcho tem um elemento diferencial que coloca o personagem em viagens fantásticas entre aliens, personagens folclóricos e monstros dos mais variados. Também apresenta divertidas HQs com os dois cachorros bagunceiros da família: Bala e Bola. Mas, no mais, os três personagens têm argumentos e roteiros algo muito parecidos. Podesse interpretar que isso seria fatal, pois os personagens futebolísticos do estúdio MSP têm universos muito parecidos e a consequência pode ser argumentos coincidentes. Assim se sucedeu com a HQ “Só Mais Uma Fase!”, publicada na edição 80 da revista “Ronaldinho Gaúcho” (agosto de 2013) e a HQ “Deixa eu Fazer o Trabalho!”, publicada na edição 05  da revista “Neymar Júnior” (agosto de 2013). Nas duas histórias as irmãs dos personagens principais (Deisi de Ronaldinho e Rafa de Neymar Júnior) têm que usar o computador da casa para fazer um trabalho escolar, mas são atrapalhadas pelos irmãos que querem usar o equipamento para jogar games. O desenvolvimento e as conclusões dos roteiros são um pouco diferentes, mas o argumento central é o mesmo! O incrível é que as duas HQs foram publicadas no mesmo mês, são as HQs principais das revistas e são a capa das mesmas edições!

Uma escorregada e tanto no planejamento editorial e um caso curioso da indústria dos quadrinhos.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -