CATACOMICS: 1ª HQ Colaborativa de Santa Catarina


Criador: Alex Guenther
Autor: Ricardo Manhaes, Alex Guenther, Chicolam, Aldo Maes, Jean Errado, José Mathias, Dimitre Martins e Juliano Frena
Formato: 17x26cm (fechado) - 36 pgs
Impresso em papel couchê 115g – P&B

Pela primeira vez no Estado de Santa Catarina, forma-se um coletivo de artistas para a produção de uma revista em quadrinhos. O projeto “ CataComics, quadrinhos independentes”, visa a divulgação e projeção do trabalho de ilustradores catarinenses, ou radicados no Estado assim como a difusão desta arte em nível nacional.Também objetiva, criar uma plataforma de interação entre os artistas do Estado, desenvolvendo um circulo criativo dentro deste gênero artístico. A primeira edição conta com a participação de oito artistas em oito contos de quatro páginas. Abrange vários estilos de traço (cartoon, realista...) e estilos literários (comédia, romance, ação, suspense...)

Preço: R$ 5,00

Catacomics na COMIX (SP):
http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=14809
Livrarias Curitiba (PR) e Livrarias Catarinense (SC):
http://www.livrariascuritiba.com.br/catacomicsautcatarinense,product,LV297217,3397.aspx
Mais informações em:
http://catacomics.blogspot.com
D´Imitre Camargo Martins
dimiarts@yahoo.com.br

JAYME CORTEZ NO 28º PRÊMIO ÂNGELO AGOSTINI NO CERVANTES

http://universohq.com/quadrinhos/2012/n27012012_01.cfm
(Por Marcus Ramone)
No próximo dia 4 de fevereiro, a partir das 14h, no Espaço Cultural Instituto Cervantes (Av. Paulista, 2439, São Paulo/SP), durante a cerimônia de entrega do 28º Prêmio Angelo Agostini, acontecerá o lançamento oficial do livro A técnica do desenho, produzido por Jayme Cortez (1926 - 1987) e publicado pela editora Criativo.
O livro traz dicas e detalhes sobre como desenhar, desde os esboços até a arte-final, incluindo elementos como cabeças, anatomias masculina e feminina e ainda estudo de narrativas e movimentos, proporção, natureza, vestuário, objetos variados e até desenho infantil clássico.
Completando a obra, textos sobre a vida e a obra de Cortez, assinados por José Márcio Nicolosi, Franco de Rosa e Worney A. de Souza.
A técnica do desenho tem 96 páginas
R$ 29,90

Convidamos a todos para prestigiarem o evento e o lançamento do livro.
E não deixem de visitar o blog.
http://www.jaymecortez.blogspot.com

Bira Dantas:
"O livro A Técnica do Desenho marcou minha vida para sempre. Foi o estopim de um aprendizado que reverbera ate' os dias de hoje, Cortez juntou uma turma de Mestres para detalharem seus estudos de anatomia, perspectiva, esboço, luz e sombra, estilização, criação de personagens e estudo de roteiro de Quadrinhos. Eu recebi esta "biblia" do desenho das mãos do proprio autor em 1977, quando o conheci no estudio de Mauricio de Souza. Dentro do onibus, fui sorvendo cada imagem, cada explicação. Meus olhos não acreditavam naquele mundo maravilhoso que não estava nas bancas de jornal. Exceto por Mauricio de Souza, a maioria havia migrado para a Publicidade ou para o exterior. Era o fim dos anos 70. A ditadura ainda batia dura no lombo daqueles que lutavam por um Brasil democratico, com eleições diretas e liberdade de expressão. Em 1960, o movimento de Quadrinhos Sulista, que levou Shimamoto a se mudar para la' (onde conheceu Flavio Colin, entre outros) acabara. A lei do Quadrinho nacional promulgada pelo então presidente Janio Quadros reverberara no governo Brizola. O Golpe Militar acabou com tudo. Shimamoto foi perseguido e preso. Em 1978 Claudio Seto passou a fazer parte da Editora Grafipar de Curitiba. Trouxe de volta sua personagem Maria Erótica que era publicada pela Edrel. Trouxe tambem Shimamoto, Franco de Rosa, Bonini, Watson Portela, entre outros.
http://grafipar.blogspot.com/
Nesta mesma epoca, Cortez em sua enorme generosidade, eternizou a arte de varios destes amigos atraves deste livro. Muitos desses Mestres não aparecem nem na internet, hoje em dia.
Se voce não tem esta preciosidade, venha ao Instituto Cervantes no dia 04 de fevereiro e adquira o seu.
E' uma obra obrigatoria em qualquer estante de desenhista ou leitor de Quadrinhos.
Postei no site Bigorna as caricaturas de todos os desenhistas do livro: Orlando Pizzi, Jorge Scudelari, José Lanzelotti (que vi de relance, um dia de 1979, no estúdio do Ely Barbosa), Gutenberg, Sérgio Lima (tive a honra de conhecer este espetacular desenhista de Humor, Terror e Romance, que desenhou a Maga Patalógica na Abril e os Trapalhões pro Ely), Lyrio Aragão, Manoel Ferreira, Messias de Melo, Luiz Saydenberg, entre outros.
http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1237823783

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP