DIA DO QUADRINHO EM TODO O BRASIL

- Rio Grande (RS)

http://www.nerdhead.com.br/evento/gauchos-sediam-o-3o-encontro-do-quadrinho-nacional
4 EQN (Encontro do Quadrinho nacional)!
31 de janeiro, às 19 horas, no Ponto de Cultura ArtEstação
Balneário Cassino, Rio Grande / RS.
http://editoraemt.blogspot.com/2012/01/4-eqn-encontro-do-quadrinho-nacional-rs.html
Está programado para este dia, uma mesa redonda com os quadrinhistas independentes da região, onde se debaterá a respeito do atual cenários das HQBs, além das projeções para o futuro.
Como aconteceu nas edições anteriores evento é aberto não só aos quadrinhistas, mas também para os leitores.
Estão todos convidados.
Organização do evento: Lorde Lobo e Law Tissot.
Apoio Ponto de Cultura ArtEstação.


Do Oiapoque ao Chui estão acontecendo encontros, exposições, debates e festejos em comemoração a esse dia especial.
(Se sua cidade não aparece nesta lista, envie a informação para biradantas@globo.com)
Ângelo Agostini foi quem criou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", que duraria nove capítulos pelo traço de Agostini.
Existem interpretações e registros anteriores ao dia 30 de janeiro de 1869 (até HQ's do próprio Agostini, veiculadas no pasquim "Diabo Coxo", em 1865), mas o personagem Nhô Quim é muito significativo para a arte desenhada no Brasil, assim como Ângelo Agostini. Além de seu papel destacado como republicano, anti-clerical e abolicionista, Agostini delimitou fronteiras, criou estilo, influenciou e tornou a caricatura, a sátira política e os quadrinhos parte de nossa nascente imprensa. Agostini, foi, inclusive, um dos fundadores da mais importante revista infantil brasileira, a popular "O Tico Tico".
O evento foi criado pela AQC em 1984, como O DIA DO QUADRINHO NACIONAL, para marcar a publicação do primeiro capítulo de “Nhô Quim” e homenagear os melhores artistas do ano anterior e destacar os mestres do quadrinho nacional.

- Belo Horizonte (MG)

Em nossa sétima edição faremos uma comemoração on-line.
Conversaremos com quadrinistas mineiros em uma transmissão ao vivo.
Continue conectado conosco! Dia 30 de janeiro a partir das 19 horas aqui no
http://www.Quadrinho.com

- Fortaleza (CE)

Evento comemora a diversidade dos nossos artistas e homenageará cinco quadrinistas brasileiros.
O Fórum de Quadrinhos do Ceará promoverá no próximo dia 28 de janeiro, na Gibiteca de Fortaleza, mais uma edição do Dia do Quadrinho Nacional – DQN, que celebra a cultura brasileira representada nos quadrinhos de nossos artistas.
Os leitores e participantes do Fórum realizaram uma votação que selecionou cinco artistas clássicos do quadrinho brasileiro. Os mais votados foram, nessa ordem, Flávio Colin, Maurício de Sousa, Júlio Shimamoto, Watson Portela e Ziraldo. O evento apresentará uma exposição com os trabalhos dessas cinco referências da nona arte brazuca.
Além disso, haverá apresentação de animações e documentários, oficina de diagramação e narrativa visual, seções de autógrafos, lançamentos de novos títulos e muito mais. Visite o site do Fórum de Quadrinhos do Ceará para obter todos os detalhes e, se tiver a oportunidade, não deixe de comparecer!
Dia do Quadrinho Nacional – DQN
dia 28 de janeiro, a partir das 8 horas
Gibiteca de Fortaleza (Av. Da Universidade, 2572, Benfica)
Entrada franca

- Campinas (SP)

RAC
http://www.rac.com.br/entretenimento/variedades/114928/2012/01/27/exposicao-antecipa-comemoracoes-do-dia-do-quadrinhos.html
(Paulo Campos)
"Antecipando o Dia do Quadrinho Nacional, que será comemorado na segunda-feira (30), a Escola de Desenho Pandora começa neste sábado (28) a exposição “Desbravadores'.
“O Dia Nacional do Quadrinho é uma homenagem a Angelo Agostini, pioneiro das HQs que publicou a primeira história em quadrinhos brasileira em 30 de janeiro de 1869. Por essa razão, a ideia da exposição é homenagear outros desbravadores da área, reunindo artistas de Campinas e de todo o país”, diz Mário Cau, um dos curadores da mostra e ele mesmo um quadrinista expositor (entre outros trabalhos, o autor de Pieces foi um dos convidados de MSP+50, de Maurício de Sousa).
São mais de 40 artistas de todo país terão suas obras expostas, entre eles Dalcio Machado, Bira Dantas, Estevão Ribeiro e DJota Carvalho.
O chargista do Correio Popular, Dalcio Machado, terá exposta a caricatura de Chico Buarque que venceu o Salão de Piracicaba em 1999 e iniciou um novo estilo de fazer caricaturas no País, com mais atenção à textura e detalhes da pele dos caricaturados. Além disso, o autor que teve sua primeira charge publicada em jornal aos 16 anos foi um dos primeiros brasileiros a desbravar – e vencer – um grande número de salões internacionais.
Já DJota Carvalho trouxe os quadrinhos regionais de volta para as páginas do Correio Popular em 2011 e, após sete anos de tiras diárias no impresso, desbravou outro terreno: as tiras no site Educacional Correio Escola, focadas para o professor e trabalhos em sala de aula
“De certa forma, todo quadrinista é um desbravador, pois ainda que o mercado tenha melhorado muito no Brasil e a Internet tenha aberto um novo espaço para a nona arte, ainda é muito difícil levar quadrinhos, cartuns, charges e caricaturas ao grande público. Então esta exposição é uma homenagem justa ao Dia do Quadrinho e a quem se dedica a este tipo de arte no Brasil”, pontua Ricardo Quintana, do Espaço Cultural Pandora. "

GLOBO
http://eptv.globo.com/campinas/variedades/NOT,1,1,390494,Mostra+em+Campinas+reune+nomes+de+destaque+nos+quadrinhos+brasileiros.aspx
(Fabiana de Paula)
"Há tempos que as histórias em quadrinhos deixaram de ser apenas as histórias de super heróis que os brasileiros nascidos na década de 70 leram na infância. O momento é de efervescência quando o assunto é criação nacional. Em 2011, a HQ “Daytripper”, dos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon venceu nos Estados Unidos os prêmios Eisner Award e Harvey Award, e foi considerado o grande destaque do ano.
A exposição “Desbravadores”, em cartaz no Espaço Cultural Pandora a partir deste sábado (28), mostra um panorama da produção atual no país no mês em que se comemora o Dia Nacional do Quadrinho. Em 30 de janeiro de 1869, foram publicadas as histórias do personagem Nhô-Quim, de Ângelo Agostini, considerado o primeiro quadrinho brasileiro e uma das mais antigas HQs do mundo. “Reunimos na mostra os autores que fazem atualmente o que Agostini fez lá atrás. Eles bancam a impressão, escrevem o roteiro e fazem as ilustrações. Fazem praticamente tudo sozinhos porque querem fazer o quadrinho acontecer. Alguns têm material publicado por editora, mas continuam produzindo material autoral e publicando por conta própria. São os novos desbravadores”, explica o quadrinista Ricardo Quintana, coordenador da mostra.
Com curadoria do cartunista Mario Cau, a exposição reúne obras de mais de 40 artistas brasileiros. Entre as peças em exposição estão ilustrações do campineiro Bira Dantas e uma caricatura de Chico Buarque feita por outro artista local Dalcio Machado, premiada no Salão de Humor de Piracicaba de 1999. “O mundo das caricaturas mudou depois desse trabalho. Os caricaturistas passaram a prestar mais atenção à textura e detalhes da pele”, ressalta Quintana.
A tira “Os Passarinhos” (foto abaixo), do carioca Estevão Ribeiro, é outro destaque da mostra. As histórias publicadas num blog independente na internet fizeram tanto sucesso que os personagens ganharam versões em bonecos de pelúcia. As histórias do condutor de almas “Necronauta”, de Danilo Beyruth, e a Graphic Novel “Yeshua”, de Laudo Ferreira, primeira versão realista sobre a vida de Jesus, também poderão ser vistos durante a exposição."

UNIVERSO HQ
http://universohq.com/quadrinhos/2012/n27012012_02.cfm
(Marcus Ramone)
"Em celebração ao Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro), o Espaço Cultural Pandora (Rua Joaquim Novaes, 146, Cambuí, Campinas/SP) realizará a exposição Desbravadores, que reunirá trabalhos de mais de 40 artistas do traço brasileiros."

IMPULSO HQ
http://impulsohq.com/noticias/exposicao-desbravadores/
(Renato Lebeau)
"As comemorações do Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no dia 30 de janeiro, se espalham por todo o Brasil, e Campinas, cidade reconhecida como um grande celeiro de quadrinhistas, também não vai deixar de render suas homenagens à data.
Quem puder aproveitar, a partir deste sábado, dia 28 de janeiro, mais de 40 artistas de todo País terão suas obras expostas na Exposição “Desbravadores”, no Espaço Cultural Pandora (Cambuí). A exposição conta com trabalhos de autores como Dalcio Machado, Estevão Ribeiro, Bira Dantas, Laudo Ferreira, Mario Cau, Will, Danilo Beyruth e Samanta Floor."

INDICO LIVROS
http://indicolivros.blogspot.com/2012/01/mostra-em-campinas-reune-nomes-de.html
EXPOSIÇÃO "DESBRAVADORES" ENTRA EM CARTAZ NESTE SÁBADO (28), NO ESPAÇO PANDORA
"Mostra em Campinas reúne nomes de destaque nos quadrinhos brasileiros.
Há tempos que as histórias em quadrinhos deixaram de ser apenas as histórias de super heróis que os brasileiros nascidos na década de 70 leram na infância. O momento é de efervescência quando o assunto é criação nacional. Em 2011, a HQ “Daytripper”, dos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon venceu nos Estados Unidos os prêmios Eisner Award e Harvey Award, e foi considerado o grande destaque do ano.
A exposição “Desbravadores”, em cartaz no Espaço Cultural Pandora a partir deste sábado (28), mostra um panorama da produção atual no país no mês em que se comemora o Dia Nacional do Quadrinho. Em 30 de janeiro de 1869, foram publicadas as histórias do personagem Nhô-Quim, de Ângelo Agostini, considerado o primeiro quadrinho brasileiro e uma das mais antigas HQs do mundo. “Reunimos na mostra os autores que fazem atualmente o que Agostini fez lá atrás. Eles bancam a impressão, escrevem o roteiro e fazem as ilustrações. Fazem praticamente tudo sozinhos porque querem fazer o quadrinho acontecer. Alguns têm material publicado por editora, mas continuam produzindo material autoral e publicando por conta própria. São os novos desbravadores”, explica o quadrinista Ricardo Quintana, coordenador da mostra."

Exposição Desbravadores
De 28 de janeiro a 24 de fevereiro de 2012
(De segunda a sabado)
No Espaço Cultural Pandora (Rua Joaquim Novaes, 146 – Cambui – Campinas)
Informações: (19)3234-4443
http://www.pandora.art.br/blog/2012/01/desbravadores

A exposição terá trabalhos de André Leal (São Jorge da Mata Escura), Bira Dantas (Tatuman), Carriero (Brasiu), Caeto (Memória de Elefante), Caio Majado (3 Tiros, 2 Otários; Consequências), Caio Yo (Caraminhola), Catia Ana (O Diário de Virgínia), Danilo Beyruth (Necronauta), Davi Calil (MSP Novos 50), Denis Mello (Beladona, Saidêra), Digo Freitas (Esboçais), DJota Carvalho (Só Dando Gizada), Eduardo Ferigato (Fractal/Fantasma), Estevão Ribeiro (Os Passarinhos), Felipe Nunes (SOS), Flávio Luiz (O Cabra), Fred Hildebrand e Ana Recalde (Patre Primordium), Giorgio Galli (Salomão Ventura), Hugo Nanni (Clube da Voadora),João Azeitona (Zine Supreme), Laudo Ferreira (Yeshua), Leo Finocchi (Nem Morto), Leonardo Maciel (Nabunda Nada), Lu Cafaggi (Mixtape, Los Pantozelos), Magno e Marcelo Costa (Oeste Vermelho), Mário Cau (Pieces/MSP+50), Mario Cesar (EntreQuadros), Pedro Cobiaco (Bolhas), Raphael DeLatorre / Marcelo Maiolo / Beto Scoob (Fade Out), Raphael Salimena (St. Bastard, Linha do Trem), Samanta Floor (Toscomics), Vitor e Luciana Cafaggi (Valente, Duo.tone, Pantoselos), Vitor Gorino(Cidadão Invisível), Will (Sideralman, Demetrius Dante), Will Leite (Willtirando), Wanderson de Souza e Daniel Esteves (Nanquim Descartável). A exposição tem entrada franca e fica aberta de segunda a sábado, até 24 de fevereiro de 2012.

- Santo Andre (SP)

10° Encontro dos Cartunistas do ABC e São Paulo
O evento acontece dia 29 de janeiro de 2012, a partir das 16 horas, no Salão de Festas do Fran`S Café (Av. Portugal, 1126, Bairro Bela Vista em Santo André).
Presença de cartunistas,caricaturistas, quadrinhistas, tiristas, ilustradores e artistas gráficos da região e de S. Paulo.
Exposição relâmpago de caricaturas de Ângelo Agostini, patrono do Quadrinho Nacional, produzida pelos cartunistas participantes.
Festival do vinil com audição de raridades. Traga o seu vinil.
Livros de Humor gráfico da Editora Virgo com autógrafo dos autores.
Presença de fanzineiros, escritores, animadores, colecionadores de vinil e memorabilia. Traga sua publicação.
Organização: Cartunista Mastrotti
Fotos do Encontro de 2011:
http://mensagensdohiperespaco.blogspot.com/2011/01/9-encontro-dos-cartunistas-do-abc-e.html

- Rio de Janeiro (RJ)

Bate-papo sobre quadrinhos com diretores de estúdios, roteiristas e artistas de quadrinhos publicados.
Lipe Dias, Eduardo Tavarez, Mig, Patati, Ana Recalde e Denis Melo.
Na ÚNICA ESCOLA/ESTÚDIO DE QUADRINHOS DO RIO DE JANEIRO.
R. General Polidoro, 10 - Botafogo
Entrada franca.
A data celebra a produção nacional e a união dos artistas num mercado promissor que tem cada vez mais somado forças às novas mídias promovendo a valorização da nossa cultura e do potencial criativo dos artistas brasileiros. Temos alunos e ex-alunos atuantes nos maiores estúdios de quadrinhos do Brasil e todos com seus projetos pessoais visando a evolução do mercado nacional. Dia 30 de janeiro de 2012, será o dia. Nossa missão é desenvolver os quadrinhos no Brasil.

- Londrina (PR)


http://londrinacomiccon.blogspot.com/
O Londrina Comic Con é realização do Centro Cultural Eloyr Pacheco ao lado da AQL- Associação dos Quadrinhistas de Londrina que já desenvolvem um trabalho de discussão, produção e promoção da cultura pop na região. A Semana do Quadrinho Nacional, Projeto Ilustre Convidado, Sesc em Quadrinhos, e os fanzines “Deu Nisso?!”, “Fanzineria”, “Manicômio” são alguns projetos dessa parceria.
Entre os documentários que serão exibidos no Londrina Comic Com está "O Samurai de Curitiba" que retrata o trabalho de Claudio Seto, um dos precursores do mangá no Brasil. Seto era descendente de uma família de samurais, a cultura japonesa influenciou visivelmente em seu trabalho como quadrinhista. Mas, além de narrativas de samurais, Seto ficou conhecido por sua versatilidade de histórias, que incluía as de terror, policiais e até eróticas.

- Salvador (BA)

Semana do quadrinho nacional no Blog Quadro a Quadro
http://quadro-a-quadro.blog.br/?p=13631
O evento será acompanhado de brinde para os participantes.
Para concorrer basta enviar uma ilustração inédita de um (ou mais) personagem(ns) do quadrinho nacional e curtir a página do Quadro a Quadro no facebook.
E para ganhar os prêmios é muito fácil e vai depender somente do competidor. Vai ganhar aquele que tiver maior número de curtir na página do QaQ em que for postada a sua ilustração. Ou seja, chamem o pai, a mãe, os amigos, as vizinhas e todo mundo para clicar em "curtir" na página em que tiver o seu desenho. É simples e fácil!
Os trabalhos devem ser enviados até o dia 25 de janeiro de 2012 para o email: quadroaquadro9arte@gmail.com
As postagens acontecerão até o dia 31 de janeiro de 2012 e o resultado com os vencedores será divulgado em 01 de fevereiro do mesmo ano.

- Fortaleza (CE)

As comemorações do Dia do Quadrinho Nacional 2012 acontecerão no dia 28 de janeiro, das 8h às 18h, na Gibiteca de Fortaleza, espaço da Biblioteca Dolor Barreira, Av. da Universidade 2572
O Dia do Quadrinho Nacional é uma data que celebra em todo o Brasil a publicação da primeira HQ publicada em nosso país: Nhô Quim do ítalo-brasileiro Angelo Agostini em 1869. A celebração desta data não possui apenas um viés histórico na medida em que presta-se a discutir o Quadrinho num contexto amplo ligado a aspectos culturais, mercadológicos e de entretenimento.
forumdequadrinhosdoceara@gmail.com.
Mais informações no blog:
http://fqce.blogspot.com

- Amapá (AP)

O 1º Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos vai durar três dias, de 28 a 30, com uma programação que inclui exposição de HQs, oficinas de roteiro, desenho e criação de personagens, exibição de filmes e bate-papos com autores.
Veja programação completa:
http://museudaimagemedosom.blogspot.com/2012/01/o-1-encontro-amapaense-de-historias-em.html

- Recife (PE)

Dia 30 de janeiro (segunda), às 19h00
Auditório da Livraria Cultura
Palestra “O que é Quadrinho Nacional?”
Com o sociólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Amaro Braga.
“Os quadrinhos estão diretamente relacionados à cultura de onde foram produzidos. São produtos de uma representação social. Já sabemos que representam a cultura do país, como é o caso dos Comics nos EUA e dos Mangás no Japão. Isso levanta a questão: quais as características do Quadrinho Brasileiro? Hq´s feitos por estrangeiros no Brasil, são nacionais? Brasileiros imitando os traços do mangá e do comic são nacionais? As respostas parecem simples, mais não são.” Revela o professor.
Após a palestra será lançado o livro “Desvendando o Mangá Nacional” de autoria do sociólogo, fruto de uma pesquisa sobre os quadrinhos feitos no Brasil que se utilizam do desenho japonês.
Palestra e Lançamento de Livro sobre o Quadrinho Nacional

- São Paulo (SP)

Dia 04 de fevereiro de 2012, sábado
A partir da 14h00
Espaço Cultural Instituto Cervantes, Avenida Paulista, 2439 (próximo ao Metrô Paulista).

A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e o Instituto Cervantes de São Paulo, com o apoio da Comix Book Shop, da Inarco Internacional e do Coletivo Quarto Mundo, promovem a entrega do 28º Premio Ângelo Agostini, aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2011.
Através da votação (que recolheu 480 votos de todo o Brasil) realizada entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados pelos quadrinhos nacionais, foram eleitos:
Melhor Desenhista – Maurílio DNA
Melhor Roteirista – Daniel Esteves
Melhor Cartunista – Gustavo Duarte
Melhor Lançamento – Ação Magazine (Lancaster Editorial)
Melhor Lançamento Independente – Love Hurts (Murilo Martins)
Melhor Fanzine – Miséria (Coletivo Miséria)
Troféu Jayme Cortez – FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos)
Mestres do Quadrinho Nacional: Bira Dantas, Fernando Gonsales, Lourenço Mutarelli e Moacir Torres

O evento também é um momento de encontro entre grandes artistas, jovens talentos e fãs da arte desenhada e tem a programação a seguir:
14h00 Abertura do espaço da Comix Book Shop e do Coletivo Quarto Mundo
14h00 Lançamento das revistas Calafrio 53 e 54 com autógrafos de Rodolfo Zalla
14h00 Lançamento do documentário “Ao Mestre com Carinho” de Márcio Baraldi
14h30 Debate: “A Nova Lei Brasileira dos Quadrinhos na Opinião dos Profissionais” com os artistas Jal, Márcio Baraldi e Spacca e o editor Guilherme Kroll (Balão Editorial), mediação do jornalista e editor do blog Papo de Quadrinho, Jota Silvestre
16h00 Entrega dos Prêmios Ângelo Agostini aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2011
Durante todo o evento:
Criação de uma HQ coletiva (os presentes serão convidados a desenhar uma seqüência de uma HQ, com tema escolhido no início dos trabalhos).
Exposição de tela a óleo do artista WilliamMR tendo como inspiração Ângelo Agostini
Presença dos autores da revista “Picles”

Mais noticias em:
UNIVERSO HQ (Sidney Gusman&Cia)
http://universohq.com

JBLOG (Pedro Luna)
http://jblog.com.br

BLOG DOS QUADRINHOS (Paulo Ramos)
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br

IMPULSO HQ (Renato Lebeau)
http://impulsohq.com

ZINE BRASIL (Michele Ramos)
http://www.zinebrasil.wordpress.com

PADA
http://www.prismarte.com.br/pada

RQ (REPUBLICA DOS QUADRINHOS)
http://rquadrinhos.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP