OS ARQUIVOS INCRIVEIS DE JOAO ANTONIO


Para receber as imagens que Joao Antonio coleciona, envie e-mail para:
jabuhrer.almeida@gmail.com
Para ver as cerca de 100 postagens sobre Quadrinhos, Cartuns e Caricaturas na sua coluna do site Bigorna, acesse:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=arquivosincriveis

SESC EXPOSIÇÃO SOBRE ILUSTRAÇÃO DE LIVROS e Jô FEVEREIRO ilustra obra de FRANCISCO MARINS

"Quem acompanha estes arquivos sabe muito bem o apreço que eles tem ao livro ilustrado, ao bom livro ilustrado. Pois o SESC SP está fazendo uma reflexão sobre o assunto, com exposições e palestras. Um dos curadores é o importante ilustrador ODILON, que trouxe muita vitalidade a esta área. Mostro-lhes algumas páginas da revista do Sesc, deste mês, que justamente aborda o assunto. E para completar este email, apresento-lhes um livro de FRANCISCO MARINS, ilustrado por Jô FEVEREIRO. Desde as primeiras edições os livros de Marins eram ilustrados magnificamente por OSWALDO STORNI, mas ocorrer que ele já morreu, e depois disto saíram novas obras de Marins. Suceder Storni não é tarefa fácil, e Jô se deu muito bem. Fez um belo trabalho.

O BALÃO 6

Revista de quadrinhos underground brasileira, inicio década 1970.
Hoje os caras são consagrados, naquela época...

NEILA TAVARES

Escreve sobre ROBERTO RODRIGUES e e' editada por LAPI.
Em 1973 o ROBERTO RODRIGUES ainda era tido como "marginal", tanto é que a editora underground do LAPI o trouxe para as novas gerações. Eu incluso. Minha musa NEILA TAVARES, alem de musa, ainda tinha tempo pra pesquisar . Escrevia bem para cachorro. Por onde anda Neila? Para quem não sabe o desenhista ROBERTO RODRIGUES, para situa-los é irmão do Nelson Rodrigues. Mais detalhes no livro biográfico de Ruy Castro O Anjo Pornográfico.

O BANDO 2

Uma revista intersemiótica, ou as chamadas revistas de invenção.
Um tipo de revista independente, envolvendo muitas linguagens artísticas:quadrinhos , poesia, fotografia, e aprontos. Alguns , como ZUCA SARDANA, fazem um mix de quadrinhos com poesia.Calculo que a revista seja do inicio dos anos 1980, ali por 1981/1982.

JORNAL SOMA

Jornal tablóide de contracultura, hippie e ou alternativo.
O jornal SOMA , segundo numero, não traz data mas eu calculo que seja de 1973. Um dos editores é SERGIO MACEDO, que depois iria fazer carreira nos quadrinhos. Começou aqui em o Grilo e depois publicou na Europa.Ele foi o diretor de arte do SOMA. Notem que entre os colaboradores aparecem os nomes de Alex Vallauri (pioneiro do grafite no país) e Ignacio de Loyola Brandão.

AVENTURA E FICÇÃO

Tentativa da Abril de fazer um belo gibi adulto no Brasil.
Interessante iniciativa de uma grande editora de publicar uma revista de quadrinhos sofisticada e adulta, coisa rara aqui no Brasil, nos moldes de Metal Hurlant e congêneres.
Destaquei aqui duas HQs, uma de Salvador de apenas três páginas e outra de Manoel Victor Filho; um veterano que na época atualizou seu desenho. Passados tantos anos não sei dizer se o mestre continua na ativa ou está aposentado.

STORNI

Ilustrador da Melhoramentos e dos livros de FRANCISCO MARINS.
Enquanto estava vivo STORNI era o grande ilustrador dos livros da Melhoramentos, e mais precisamente dos escritos por FRANCISCO MARINS. Aqui verão as ilustrações de três clássicos do Marins, ainda naquelas edições antigonas, de capa dura e tudo.

NEO QUADRINHOS

Quadrinhos psiquicos na revista ESTÓRIAS ADULTAS, Edrel, em 1972.
Eu desconfio que esta experiencia, de fazer quadrinhos meio em tom de poesia, com outra diagramação, menos balão, e explorando o psiquismo, é do quadrinhista CLAUDIO SETO. Já explorando um pouco do mangá e do Guido Crepaz e sua Valentina.

2001

Revista de contracultura de PAULO COELHO. Uma bela revista diga-se de passagem...



REVISTA ILUSTRAR

Dia 1 é dia de Ilustrar! E setembro é aniversário da revista, completando quatro anos.
Quatro anos de muita ilustração, arte, entrevistas, descobertas, confidências, viagens, ilustradores, artistas e amigos. Quatro anos crescendo juntos, fazendo da vida algo mais alegre, inteligente e colorido.
Para comemorar os quatro anos temos nesta edição a presença de Ariel Fajtlowicz com seu divertido trabalho na seção Portfolio; Eduardo Belga com um trabalho belíssimo e sombrio na seção Sketchbook; Mike Deodato Jr., um dos mais importantes desenhistas da Marvel, mostrando como se prepara uma capa para o New Avengers; e Victor Leguy na seção 15 Perguntas, contando suas experiências, em especial depois que estudou com o professor escocês especializado em processos criativos, Charles Watson.
Temos também na seção Internacional o ilustrador repórter Matthew Cook, contando sua impressionante experiência nas guerras do Iraque, Afeganistão, além de viagens por diversos países
E para fechar, a coluna de Renato Alarcão, falando com muito humor sobre os inúmeros encontros de ilustradores ocorrendo atualmente pelo Brasil.
Para fazer o download gratuito basta acessarem o site oficial:
http://www.revistailustrar.com
http://www.ricardoantunes.com
http://www.guiadoilustrador.com.br
Twitter: @revistailustrar

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -