26 de mar de 2012

POR QUE DEVEMOS APOIAR AS MUDANÇAS NA LEI DO DIREITO AUTORAL?


(Aproveitamos a foto do Ze' com dois grandes nomes do Humor brasileiro, para demonstrar nosso pesar pelo falecimento de Chico Anisio, um genio que varios cartunistas reverenciam).

ZE ROBERTO GRAUNA DEU O TOQUE...
http://zerobertograuna.blogspot.com.br/
"Recebi uma recado da ilustradora/escritora Thais Linhares queixando-se da indiferença de nossos artistas quanto as possíveis mudanças sobre a transmissão de direitos autorais no Brasil.
Na opinião de Thais, a classe está "comendo mosca", já que a maioria dos colegas sequer se deram ao trabalho de visitar os links e discutir o assunto (mesmo que sejam contra as mudanças).
Concordo inteiramente com a Thais. Está faltando um mínimo de interesse dos nossos artistas, especialmente dos nossos desenhistas que são habitualmente desligados dessas questões.
Vejam a mensagem da Thais e divulguem!"


... DA URGENTE CAMPANHA DA ILUSTRADORA THAIS LINHARES:

http://www.facebook.com/ThaisLinhares
http://thaislinhares.blogspot.com.br/
"Amigos, entrem no site da camara e falem diretamente com o autor do projeto que limita os contratos em 5 anos. Parece que pouca gente está compreendendo a importância imensa desta alteração.
A prática da cessão integral trancou milhares de fotos, imagens, roteiros, personagens, obras, contos...nas gavetas de grandes jornais e editoras. Até hoje há toda uma categoria de publicação que impõe a cessão por prazo infinito.
Se esse projeto passa, estamos salvos da pressão econômica destes grupos. Lembro que a maior casa publicadora do país, a Record, é uma que OBRIGA o ilustrador a ceder integralmente suas artes, para grande prejuízo não só do mesmo, mas de TODOS, visto que é muito barato para a editora comprar a arte de um iniciante, e depois reutiliza-la repetidamente sem nem pagar ao autor original e nem precisar contratar um outro ilustrador para novo trabalho.
Minhas artes para o Taro do N Naiff venderam mais de 100.000 exemplares. Custaram uma mixaria para a Record, "cuja verba para tal projeto era apertadíssima e blablabla". Façam a gentileza de compreender que não é justo que nem eu, nem niguém, seja eternamente punido pela própria estupidez em assinar um contrato de cessão integral e penar eternamente que minha próprias artes me façam concorrência em um mercado onde rola milhões...mas nem um centavo pra quem criou.
O projeto do deputado Luciano Castro é MUITO IMPORTANTE, vem de encontro a uma das maiores demandas dos autores que se vêem amarrados a esses contratos vergonhosos.
SOCORRO, imploro que os colegas ajudem nesta hora. Entrem em contato com o deputado, apoiem, sugiram aperfeiçoamentos, espalhem em suas redes, comentem, divulguem, demonstrem interesse político por algo que realmente vai ter um efeito positivo em nossa produção.
Comuniquei-me com ele já duas vezes, levando a ressalva de que a presença obrigatória de um advogado pode trazer mais problemas do que benefícios. Coisa do tipo das que podem acabar prejudicando a aprovação do projeto todo.
É essencial que demonstremos INTERESSE e UNIÃO nesta hora.
Ou, na boa. Não sei o que estive fazendo estes anos todos na AEILIJ".
O site é:

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/409757-TRANSMISSAO-DE-DIREITOS-AUTORAIS-PODERA-SER-LIMITADA-A-CINCO-ANOS.html

A LEI DO QUADRINHO NACIONAL CONTINUA TRAMITANDO
O "sempe-alerta" Marcio Baraldi checou diretamente no Gabinete do Deputado Federal Vicentinho.
BARALDI:
"Para minha surpresa, vi no site da Camara que o projeto teria sido arquivado!!!
http://www.meuheroi.com.br/ACB/index.php/forum/5-projeto-de-lei-n-6581/3-projeto-de-lei-apoio-aos-quadrinhos-brasileiros#10
Muito obrigado."

http://www.marciobaraldi.com.br
GABINETE VICENTINHO:
"Companheiro, o Projeto do Vicentinho é o PL 6060/2009, que continua tramitando.
Abçs"

Paulo Cesar
Chefe de Gabinete
BARALDI:
"Muito Obrigado pela informação correta.
Estavam circulando boatos na Net de que o projeto havia sido arquivado, mas ja vi que era a versão antiga.
Nós temos duas associações de classe, a ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil) e a AQC-SP ( Associação dos Cartunistas e Quadrinhistas de Sao Paulo).
Se possivel nos mantenha informado do andamento.
Estão na copia deste email o JAL, presidente da ACB e o Bira e Worney, da AQC."


HOMENAGENS A CHICO ANISIO
Autorretrato...

A Risadaria (que terminou ontem no Ginasio do Ibirapuera em São Paulo) se calou por alguns momentos ao chegar a noticia da morte do comediante e escritor.
Varios artistas que se apresentavam, fizeram silencio. As risadas cessaram...
A internet lotou de charges e caricaturas Chicoanisiacas. O site UOL fez uma exposição virtual:
http://entretenimento.uol.com.br/album/2012/03/23/cartunistas-homenageam-chico-anysio.htm?fotoNav=8
Cartunistas como Fernandes, Nei Lima, Alan Souto Maior, Gilmar, Dalcio (Correio Popular), Ique, Dodo, Alpino, Jean Galvão (Folha de São Paulo), Nelson Santos (de Portugal) e muitos outros, publicaram dezenas de homenagens nas redes sociais.
Reproduzimos algumas aqui:











Gilmar Fraga:
http://www.facebook.com/gilmar.fraga
"Chico anysio, Divino sabe, Divino diz... Minha caricatura do Divino para o livro É Mentira, Chico? (Editora Resultado, 192 páginas), uma enciclopédia ilustrada que apresenta 77 personagens de Chico Anysio que o artista conseguiu resgatar da memória. Com caricaturas de 40 cartunistas brasileiros que produziram charges e caricaturas para os textos biográficos dos personagens."



Nelson Santos (Portugal):
http://www.facebook.com/caricaturasnelsonsantos

"Chico Anysio. Tinha iniciado estranhamente esta caricatura ontem, é daqueles trabalhos que ficam guardados inacabados agora com desaparecimento deste grande humorista irei finalizar, cresci numa altura em que em Portugal era abundante programas brasileiros como Vivó Gordo e os Trapalhões. RIP Chico."
http://www.nelsonsantos.pt

Paffaro:
http://paffaroartes.blogspot.com.br/

"Chico fez história, fez escola, nos fez rir muito e deixa saudades. Fica com Deus Chico!
Uma pequena homenagem ao melhor humorista do nosso País."