SITE DO MESTRE VETILLO - ROSE ARAUJO - PORTINARI NO MEMORIAL - QUADRINHOS 51

http://vetillo.hd1.com.br/Eduardo_Vetillo/Bem-vindos.html
"Nascido na Capital de São Paulo teve seu primeiro contato com as artes gráficas aos oito anos, quando acompanhado de sua tia visitou o atelier do pintor Paulo do Valle, na Vila Mariana. Mais tarde, já adolescente, cursa a Escola Nobel de Tecnologia, em São Paulo. Logo após a conclusão do curso, viaja para os Estados Unidos, contratado pelo Governo Americano como instrutor da Língua Portuguesa para os voluntários americanos dos Corpos da Paz, criado pelo presidente Kennedy. Nesse período tem contato direto com os trabalhos dos melhores ilustradores americanos, que o influenciará futuramente. De volta ao Brasil, passa a colaborar com os principais editores de estórias em quadrinhos e estúdios de arte. Viaja em seguida para a Europa, onde permanece por dois anos. Nessa ocasião, faz desenhos e charges para jornais de Copenhague e Hamburgo. No seu retorno a São Paulo, volta a colaborar com editores e estúdios de São Paulo. Após três anos de estadia em São Paulo, retorna aos Estados Unidos para cursar a Escola de Artes Visuais de Nova York. Lá permanece por dois anos, adquirindo vários créditos em artes gráficas – paralelamente, ganha uma bolsa do Instituto de Arte de Minneapolis e faz o curso de Técnicas de Ilustração por correspondência. Logo após o fim do curso, estagia por três meses no Push-Pin Studios de Nova York, o estúdio gráfico de vanguarda na época (1971/72). Volta a São Paulo em 1973 e após trabalhar como diretor de arte do Apoio S.A, pertencente ao Grupo da Editora Ática, abre seu estúdio, a Inart Serviços Editoriais Ltda, passando a colaborar constantemente na ilustração de livros didáticos e paradidáticos de editoras do porte da F.T.D., Moderna e Ática e Ciranda Cultural. Colabora também com as editoras Abril e Globo, na área de quadrinhos (Trapalhões, Hanna-Barbera, Chaves, Xuxa entre outros). No começo da década de 90 é contratado pela Novartis, para trabalhar como retratista e caricaturista nos seus stands de convenções médicas. Lançou recentemente um livro sobre as técnicas para se fazer caricaturas e participa periodicamente de feiras de livros."
SEM TIRAS
Rose Araujo www.rosearaujo.com "Comunicado: É com tristeza que informo que a tirinha “Os Amigos da Lis”, presente no Jornal Extra desde seu lançamento em 1998, deixa de ser publicada após 14 anos. A partir de hoje (29 de abril de 2012), o jornal apresenta um novo projeto gráfico e a revista Canal Extra passa a ter um novo perfil editorial. Com isso, fui informada que “Os Amigos da Lis” não estão incluídos nessa nova fase do periódico. Essa tira, fiz como agradecimento aos leitores que acompanharam minha turminha ao longo de mais de 650 domingos. Infelizmente quando informada das mudanças no jornal, não havia mais tempo para uma despedida, ou melhor, um “até logo!”. Mas, o que vale é a intenção. Por isso posto aqui este agradecimento. É claro que fico triste, não apenas por não publicar no jornal, mas por perceber que em diversos veículos da mídia impressa, os quadrinhos têm perdido espaço. Mas... vida que segue! Independente disso continuarei criando as histórias d’Os Amigos da Lis e, enquanto procuro uma nova “casa” para os personagens, postarei as tirinhas no meu blog. Gostaria de aproveitar essa nossa “conversa” para contar que ainda este ano publicarei um livro dos Amigos, com várias tiras publicadas ao longo desses 14 anos e muito material inédito, também. Assim não perderemos o contato. Muito obrigada pela companhia! Um grande abraço, Rose Araujo, Lis, Mel, Tai, Sal, Zil e Rei."
TOQUE DO JOÃO BERGAMO: MAIS 10 DIAS DE PORTINARI NO MEMORIAL EM SAMPA
http://www.memorial.org.br/2012/04/exposicao-guerra-e-pazde-portinari-de-7-de-fevereiro-a-21-de-abril/ "Boa Tarde! Fui ontem ver Guerra e Paz do Potinari em exposição no Memorial da America Latina. Lembrei de você. Você foi? Se não, vá! Além dos painéis monumentais, tem os rascunhos da obra - centena... - os esboços, os estudos, as maquetes. Simplesmente sensacional. Sem contar que é absolutamente emocionante. A Exposição foi prorrogada até o próximo dia 20 de Maio."
MAIS UM MES DE EXPO NA BELAS ARTES SP
http://www.facebook.com/Quadrinhos51 A exposição, realizada em São Paulo, reúne raridades de cartunistas e ilustradores consagrados.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP